• Carregando...
Papa Bento 16 e papa Francisco: o simbolismo do poder mostra os objetivos de cada um.
Papa Bento 16 e papa Francisco: o simbolismo do poder mostra os objetivos de cada um.| Foto:
Reprodução/Internet

Papa Bento 16 e papa Francisco: o simbolismo mostra os objetivos de cada um no exercício do poder.

Sem que ninguém esperasse, a fumacinha branca saiu do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, onde um conclave definiu uma troca no comando da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Tal qual o ex-papa Bento 16, que pediu para sair do Vaticano, Joel Krüger abriu mão de seu posto alegando motivos pessoais — vai se dedicar ao Crea-PR, entidade que preside paralelamente. Foi ungida para assumir o comando do trânsito da capital mais motorizada do país, a partir de 1º de agosto, a atual superintendente da Setran, Luiza Simonelli, advogada por formação e especialista na área.

A troca tem lá o seu simbolismo. Em seis meses à frente do órgão, Krüger não mostrou a que veio. Em um breve resumo dos serviços prestados por ele à frente da pasta — em tom elogioso, como é sempre comum nestes casos de troca de comando –, a prefeitura lista apenas planos futuros e questões burocráticas realizadas pela Setran desde o início da atual gestão municipal. Nenhum índice de redução de mortes e acidentes. Nenhuma grande meta cumprida, até porque, nenhum objetivo estrutural foi traçado. O grande feito do secretário demissionário foi encaminhar à Câmara Municipal o projeto de cria a carreira de agente de trânsito da Setran. Algo burocrático, que precisaria ser feito de qualquer jeito por força das circunstâncias. Não chega a ser um legado.

Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Joel Krüger: pediu para sair da Setran para se dedicar ao Crea

Na Setran, Krüeger foi Ratzinger. Inacessível em seu gabinete, jamais respondeu às demandas dos ciclistas. Se escondeu na biombo dos protocolos burocráticos: não dava entrevistas, apenas respondia por meio de notas, via assessoria de imprensa. Sobre as diversas demandas encaminhadas pela Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu (CicloIguaçu), pedia para que fossem registradas via protocolo. Mesmo seladas, registradas, carimbadas, rotuladas, jamais foram avaliadas, nem sequer respondidas.

Justiça seja feita, o secretário demissionário teve um discurso “favorável” à causa das bicicletas. Assim como, muito provavelmente, também é favorável ao combate à fome, ao fim da corrupção e ao direito de ir e vir. Longe dos holofotes, entretanto, a simples instalação de um semáforo voltado para os ciclistas, para testes, gerou um Tribunal da Inquisição dentro da Setran e o responsável pela implantação do equipamento, apesar de toda a repercussão positiva, foi tratado como herege.

Cheli-SMCS

Luiza Simonelli assumirá a Setran em 1º de agosto. Qual será a marca de sua gestão?

Luiza Simonelli assume já com uma grande responsabilidade: humanizar o trânsito de Curitiba. Deverá se inspirar em Jorge Bergoglio, que em seu primeiro ato — a escolha do nome papal — deixou claro logo de cara que faria de seu pontificado uma imagem de sua fé e de suas convicções. Francisco recusou o ouro, as pompas e firulas papais e não precisou de 100 dias — ou mesmo um semestre — sob a alegação de que precisaria reorganizar a Igreja deixada pela gestão anterior — que também tinha lá os seus pecados escondidos dentro do armário.  Deu um tom de renovação, simpatia e simplicidade a uma instituição pesada, arcaica e cada vez mais distante de seus fiéis. Soube estender a mão e ouvir seus fiéis.

A nova secretária será cobrada para dar efetividade às campanhas educativas, tanto quanto para efetivar a fiscalização dos motoristas curitibanos. Deverá levar a frente o plano de expansão da Ciclopatrulha e precisará dar respostas ao compromisso do prefeito Gustavo Fruet (PDT) de implantar uma diretoria de transporte não-motorizado na Setran. Proteger os mais frágeis e ser intolerante com as injustiças é o seu dever.

Tenho fé que tudo vai dar certo…e que Nossa Senhora da Bicicletinha nos proteja!

*Do latim: Temos um secretário de trânsito?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]