• Carregando...
Paraciclos: Curitiba ganhará 200 novas vagas para bicicletas
| Foto:
Luiz Costa/SMCS
Paraciclo: cidade ganhará 200 novas vagas para bicicletas

Uma boa notícia: Curitiba deve ganhar nos próximos meses 15 novos paraciclos (estacionamentos públicos para bicicletas), somando 200 vagas às 80 implantadas recentemente em diversos pontos da capital.

A definição dos pontos que receberão os equipamentos foi discutida em reunião na última quinta-feira (24) entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e representantes da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu).

“Fomos estudando ponto por ponto, avaliando e discutindo. Foi uma conversa bem franca e eles [Ippuc] aceitaram nossas sugestões”, diz o coordenador-geral da CicloIguaçu, Goura Nataraj.

Para ele, a escolha dos locais levou em conta a questão da mobilidade no dia a dia, onde já se percebe uma demanda e grande fluxo de ciclistas. “Em alguns locais, essa demanda partiu inclusive da comunidade, como no caso da Trajeno Reis, em que os comerciantes encaminharam ao Ippuc um abaixo-assinado [solicitando os paraciclos]”, explica.

Na área central, foi definida a instalação de paraciclos nas ruas Trajanos Reis com Treze de Maio, Terminal do Guadalupe, no cruzamento das avenidas Marechal Deodoro com Marechal Floriano, Marechal Deodoro entre a Barão do Rio Branco e Travessa da Lapa, Biblioteca Pública do Paraná e Mercado Municipal.

Na Biblioteca Pública será instalado um conjunto de 10 arcos, com capacidade para 20 bicicletas. “Em cada arco podem ser estacionadas duas bicicletas”, explica a arquiteta Ana Cristina Gomes.

A principal característica dos paraciclos é prender as bicicletas pelo quadro e não apenas pelas rodas como em alguns modelos antigos. A definição do modelo também passou pela aprovação dos ciclistas.

As praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Ouvidor Pardinho e Santos Andrade também estão na lista para receber os novos equipamentos. As duas primeiras são praticamente terminais de ônibus, e assim importantes para facilitar a integração entre bicicleta e transporte coletivo.

Na Rui Barbosa serão dois conjuntos de cinco paraciclos. O mesmo acontecerá na Santos Andrade, onde um dos conjuntos ficará em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná e o outro em frente ao Teatro Guaíra.

O Passeio Público terá também dois conjuntos de paraciclos, um em cada entrada. No parque Barigui serão 15 arcos de paraciclos, sendo cinco em frente ao Bistrô e 10 no Salão de Atos. Entre o Shopping Estação e a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) também será contemplado.

O Ippuc também se comprometeu a estudar uma terceira fase, que deve ser concluída ainda em 2012, priorizando a zona Sul da capital, parte mais plana da cidade e que conda com grande número de usuários de bicicletas. “A ideia é levar esses equipamentos para toda a cidade”, diz Nataraj.

“Com mais essa etapa atingiremos praticamente todos os pontos de interesse apontados pelos ciclistas na área central como sendo importantes de se ter paraciclos. Os equipamentos também servem para destacar a bicicleta como meio de transporte, especialmente no Centro da cidade” diz o presidente do Ippuc, Cléver Almeida.

Início imediato

A Secretaria Municipal de Obras Públicas deve lançar nos próximos dias o edital de licitação para instalação dos novos paraciclos.

A instalação das 80 vagas, concluída em março deste ano, foi realizada através de carta-convite à empresa Kokot e Irmãos Ltda, ao custo total de R$ 31 mil — R$ 3.875 cada paraciclo.

Os equipamentos apresentaram problemas antes mesmo da inauguração, já que a empresa contratada entregou os equipamentos com uma pintura cerca de 20% mais barata que a licitada, conforme denúncia apresentada pelo blog Ir e Vir de Bike. Segundo o Ippuc, a verba para implantação dos 15 novos pontos já está liberada.

Confira a localização dos paraciclos:


Visualizar Legenda: verde, já existentes; vermelho, em implantação; azul, em estudo. Veja em um mapa maior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]