• Carregando...
Pesquisa revela o perfil do ciclista curitibano
| Foto:
Rodolfo Bührer/Arquivo/Gazeta do Povo
Sem aplicar recursos previstos no PPA e na LDO, ciclovias curitibanas estão em péssimo estado

A falta de conservação nas ciclovias e o desrespeito geral no trânsito são os maiores problemas enfrentados por quem pedala em Curitiba. Pesquisa de opinião realizada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) mostra que 3 em cada 4 ciclistas indicam esses dois fatores como os que mais dificultam o uso da bicicleta na cidade. A falta de segurança relacionada à violência urbana é citada por 8% dos entrevistados enquanto o clima e relevo foram apontados por apenas 1%.

Ainda de acordo com o levantamento, a grande maioria (76%) faz da bicicleta um meio de transporte pessoal, seguida por lazer (62%), esporte (35%) e intrumento de trabalho (4%) – a questão permitia mais de uma resposta. A pesquisa da CicloIguaçu foi aplicada através de formulário pela internet e ouviu 573 ciclistas de Curitiba e Região Metropolitana entre os dias 17/7 e 28/7. O resultado não tem valor de amostragem científica, mas traz bons indicadores.

De acordo com o levantamento, o perfil médio do ciclista curitibano é formado por homens (67%), estudantes (21%), com idade entre 23 e 29 anos (36%) e que usa a bicicleta de uma a três vezes por semana. A origem dos ciclistas é bem pulverizada entre os diversos bairros da cidade, com maior concentração no centro (13%), São Francisco (10%) e Alto da XV (9%), Água Verde (9%) e Centro Cívico (7%). Os cinco principais destinos são: centro (25%), cidade toda (9%), Água Verde (9%), Jardim das Américas (7%) e Alto da XV (7%). Grande parte dos deslocamentos são feitos entre as 17h e 21 h (61%) e entre as 9h e 13h (42%).

Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Carro e bicicleta: distância lateral de 1,5 metro não é respeitada

Sobre os problemas mais enfrentados nas ruas de Curitiba, 77% dos entrevistados reclamam das péssimas condições das ciclovias da cidade; 76% relatam ter vivido situações de flagrante desrespeito aos direitos dos ciclistas e 28% afirmam que já se envolveram em discussões no trânsito. Outros 23% afirmam já terem sido vítimas de algum tipo de acidente.
Dentre as prioridades apontadas, a construção de ciclovias nas grandes avenidas de Curitiba e Região Metropolitana foi classificada como “imprescindível” ou “muito importante” para 85% dos usuários. A criação de campanhas educativas permanentes para os diversos atores do trânsito – motoristas, motoristas profissionais, ciclistas e pedestres – tem a mesma classificação por 80% dos ciclistas.

Dos entrevistados, 85% consideram “importante” ou “muito importante” o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CicloIguaçu. A entidade usará os dados da pesquisa para formular suas estratégias de promoção ao uso da bicicleta em Curitiba e na Região Metropolitana. A entidade apresentou uma carta aos candidatos que disputam as eleições na capital que assumiram um compromisso com 10 pontos para uma cidade mais ciclável.

Clique aqui e confira a pesquisa da CicloIguaçu na íntegra

—————————
O blog Ir e Vir de Bike passou para a segunda fase do Prêmio Top Blog 2012, ficando entre os 100 mais votados do país na categoria Variedades/Blogs Profissionais.

Esta fase é um “segundo turno” com os melhores classificados. A votação recomeça do zero, ou seja, todos os que votaram na primeira fase podem (e devem!) votar de novo.

Para votar, clique no selo abaixo. É possível votar até 3 vezes, usando seu e-mail e os perfis do Facebook e Twitter.

Se você curte Ir e Vir de Bike, dê seu voto de apoio!

Blogs da Gazeta do Povo

Dos seis blogs da Gazeta do Povo que estão participando do Prêmio Top Blog, todos passaram para a segunda fase, ficando entre os 100 mais votados em suas categorias.

Clique aqui para votar no Blog Animal

Clique aqui para votar no Tubo de Ensaio

Clique aqui para votar no CWB Live

CLique aqui para votar no Diario de Antonio

Clique aqui para votar no Uma Família Brasileira na China

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]