• Carregando...
A praça é nossa: local servirá de ponto de convivência para os ciclistas de Curitiba. (Foto: ACN/Ir e Vir de Bike)
A praça é nossa: local servirá de ponto de convivência para os ciclistas de Curitiba. (Foto: ACN/Ir e Vir de Bike)| Foto:
A praça é nossa: local servirá de ponto de convivência para os ciclistas de Curitiba. (Foto: ACN/Ir e Vir de Bike)

A praça é nossa: local servirá de ponto de convivência para os ciclistas de Curitiba. (Foto: ACN/Ir e Vir de Bike)

O centro histórico de Curitiba ganhará uma praça para celebrar a cultura da bicicleta. Mas, mais legal do que isso, é o fato de que este local será construído em regime de mutirão, com a participação cidadã dos próprios ciclistas e ativistas da causa das duas rodas.

A chamada “Praça de Bolso do Ciclista”, que ocupará uma área de 128 metros quadrados nas esquinas das ruas Presidente Faria com a São Francisco, foi projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para ser um local de convivência no centro da cidade a partir da conjunção da dimensão simbólica, utilitária e comunitária do espaço.

As linhas gerais do projeto foram apresentadas na manhã desta terça-feira (25) aos ciclistas e à comunidade do entorno em uma reunião na Bicicletaria Cultural. Estiveram presentes o presidente do Ippuc, Sérgio Pires, o secretário municipal de obras, Sérgio Luiz Antoniasse, e o secretário de Meio Ambiente Renato Eugenio de Lima além de ciclistas e a comunidade do entorno da futura praça.

Na reunião, foi formada uma comissão que se reunirá na próxima quinta-feira e fará um levantamento do material disponível nos depósitos da prefeitura que serão cedidos para o uso na construção da praça. Com base neste inventário, os arquitetos do Ippuc devem redesenhar o projeto original, de autoria do arquiteto Fabiano Borba Vianna, e adequá-lo às propostas e sugestões apresentadas. A execução do projeto será feita com a mão de obra voluntária dos próprios ciclistas e o maquinário e apoio técnico dos órgãos da administração pública municipal.

Projeto do Ippuc para praça em homenagem à cultura da bicicleta

Projeto do Ippuc para praça em homenagem à cultura da bicicleta

“A ideia é se apropriar do espaço e torná-lo uma área de convívio para as pessoas. Certamente, cada um que colocar as mãos para somar e ajudar a construir o local terá um senso de pertencimento, um cuidado especial com o espaço que é publico”, avalia o coordenador-geral da Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu (CicloIguaçu), Goura Nataraj.

Com o processo de mutirão voluntário, a praça deverá estar pronta antes da Copa do Mundo. Se passasse pelo trâmite de licitação para contratação de mão de obra, o processo demoraria entre 90 e 120 dias.

A praça é nossa

O conceito de criação da Praça de Bolso do Ciclista prevê a implantação de um espaço de convivência com bancos e paraciclos, o plantio de uma árvore frutífera e brinquedos lúdicos com a temática da bicicleta para o convívio de crianças no espaço. A ideia é implantar ainda jardineiras para criação de uma horta comunitária.

Por sugestão dos ciclistas, a praça deverá receber ainda um memorial para homenagear os ciclistas vítimas da violência do trânsito na cidade. Futuramente, estuda-se ainda a implantação de uma bicimáquina capaz de gerar energia para recarregar celulares e uma mini-oficina, com peças básicas para a manutenção de bicicletas.

Obra de arte

Mona Caron: presente para os ciclistas de Curitiba. (Foto: Beto Varella/CicloIguaçu)

Mona Caron: presente para os ciclistas de Curitiba. (Foto: Beto Varella/CicloIguaçu)

Antes mesmo de ser inaugurada, a Praça do Ciclista ganhou de presente uma obra de arte a céu aberto da artista suíça Mona Caron. A pintura foi feita durante a realização do III Fórum Mundial da Bicicleta, realizado em Curitiba no mês de fevereiro, e que contou com a presença de milhares de ciclistas dos quatro cantos do Brasil e do mundo.

 

 

Conheça os termos de uso do conteúdo do blog Ir e Vir de Bike

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]