• Carregando...
A ideia da prefeitura é trocar as armas de calibre 380 pelas de calibre .40 (Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo)
A ideia da prefeitura é trocar as armas de calibre 380 pelas de calibre .40 (Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo)| Foto:

Na viagem que fez a Brasília na quarta-feira (7), além de sugerir a criação de uma “muralha digital”, o prefeito Rafael Greca (PMN) fez lobby junto ao presidente Michel Temer (PMDB) para que ele libere para as Guardas Municipais o uso de armas restritas às forças policiais e forças armadas. A ideia da prefeitura é trocar as armas de calibre 380 pelas de calibre .40.

A intervenção do presidente da República no caso é necessária porque há um decreto federal de 2004 que determina que “Não será concedido aos profissionais das Guardas Municipais Porte de Arma de Fogo de calibre restrito, privativos das forças policiais e forças armadas”, categoria na qual estão inseridas as armas de calibre .40.

Segundo secretário de Defesa Social de Curitiba, Guilherme Rangel, Curitiba está buscando articular essa demanda com outras prefeituras e a reação do governo federal ao pedido tem sido positiva. Ele afirma que a mudança é necessária porque a Guarda Municipal tem atuado cada vez mais como uma força policial.

“O calibre .40 tem maior poder de parada [capacidade de deixar sem reação quem for atingido] e maior impacto. Considerando que os meliantes usam armas cada vez mais fortes, nós temos que estar no mesmo nível para disputar com essa bandidagem cada vez mais armada”, afirmou.

Como a maior parte dos guardas municipais de Curitiba ainda usa revólveres, Rangel afirma que seria necessário um novo treinamento para que eles possam ser habilitados para o uso de pistolas, caso a mudança seja aprovada. Os guardas que atualmente já utilizam pistolas não precisariam de um novo curso para atuar com armamento de calibre maior.

Segundo o secretário, a mudança no armamento da Guarda poderia ser feita sem custos para o município, já que a Secretaria Estadual de Segurança Pública vem comprando novas armas para as polícias do estado, que poderiam repassar os equipamentos antigos ao município.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]