• Carregando...
Mauro Ricardo e Beto Richa. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.
Mauro Ricardo e Beto Richa. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.| Foto:

O ex-secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, afirmou que o erro na reforma da previdência dos servidores que Beto Richa (PSDB) tentou corrigir um dia antes de deixar o cargo foi identificado pelo governo ainda em 2016. Segundo ele, a alteração feita em um inciso de uma lei de 2012 sobre o qual o governo construiu todo o cálculo atuarial da reforma passou desapercebido no momento da discussão do projeto na Assembleia e também na sanção do governador Beto Richa.

Para Mauro Ricardo, entretanto, a alteração enviada por Richa à Assembleia na quinta-feira (5) resolve o problema sem causar prejuízos nem ao estado e nem ao sistema de previdência, porque o artigo diz respeito a aportes que deverão ser feitos a partir de 2030.

Entenda a proposta encaminhada por Richa que admite erro na reforma da Paranáprevidência.

“Depois de aprovada a emenda, o atuário da Paranáprevidência identificou que a situação ficou pior que estava. Isso foi percebido já em 2016 e nós resolvemos alterar agora em 2018 para sair do governo com isso regularizado”, afirmou.

Para oposição,  Richa quer mudar erro na previdência para se eximir de responsabilidades

Segundo o ex-secretário, o projeto enviado agora beneficia os servidores porque permite que o governo faça aportes maiores ao fundo previdenciário, já que não terá mais o limitador de 22% das despesas com a folha da previdência.

A emenda que agora Richa tenta reverter foi apresentada em 2015 pelo então líder do governo Luiz Claudio Romanelli (PSB). O deputado diz que a emenda foi fruto de um processo de negociação com as entidades sindicais e que também foi examinada por outras instituições. Ele alega que o limitador de 22% tinha o objetivo de garantir que o tesouro do estado não ficasse muito pressionado com os aportes.

O deputado diz não entender quais foram os cálculos que levaram o governo a pedir essa mudança, em 2018, de gastos que só virão entre 2030 e 2051.

Acompanhe o blog no Twitter.  

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]