• Carregando...
Quantidade de radares em Curitiba pode aumentar cerca de 21% (Foto: Aniele Nascimento)
Quantidade de radares em Curitiba pode aumentar cerca de 21% (Foto: Aniele Nascimento)| Foto:

Está em trâmite dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) um processo licitatório para aumentar o número de radares para o monitoramento do trânsito em Curitiba. A informação foi confirmada pela secretaria que, em nota, afirmou que a nova compra de radares fixos “permitirá passar das atuais 667 faixas de trânsito monitoradas para 804”.

O Executivo informou que a quantidade de radares deve subir dos atuais 230 para cerca de 270, o que equivale a um aumento de 17%. Cada radar, segundo a prefeitura, monitora de três a quatro faixas de trânsito ou cruzamentos.

LEIA MAIS: Saiba onde estão os mais de 200 radares de trânsito de Curitiba

No atual estágio do processo licitatório, a prefeitura não revela a localização dos novos radares nem o custo que os equipamentos trarão ao município.

“Tão logo seja lançado o edital da licitação, previsto para o segundo semestre, estarão definidos os locais (que ainda poderão sofrer alteração durante o processo de instalação) e haverá uma estimativa de investimento a ser aplicado no serviço”, diz a nota da SMDS.

Os novos radares são parte do projeto que vem sendo chamado de “muralha digital” pela prefeitura de Curitiba. A ideia do Executivo é usar a tecnologia para combater o crime na cidade. Para isso, os novos radares terão funcionalidades que os atuais não têm, como, por exemplo, a identificação automática de placas.

‘Os radares convencionais só captam infrações. O sistema inteligente nos avisa de toda conduta anormal, ainda que sejam legais. Se passar um carro a 15 km/h em uma rua em que, normalmente, os carros andam a 40 km/h, o dispositivo vai nos avisar e vamos ficar de olho na movimentação deste veículo. É uma forma de se antecipar ao problema”, afirmou Guilherme Rangel, secretário de Defesa Social, ao repórter Felippe Aníbal.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]