• Carregando...
Só restou José Aldo da foto dos campeões reunidos em 2011 (Foto: Reprodução/Twitter)
Só restou José Aldo da foto dos campeões reunidos em 2011 (Foto: Reprodução/Twitter)| Foto:
Só restou José Aldo da foto dos campeões reunidos em 2011 (Foto: Reprodução/Twitter)

Só restou José Aldo da foto dos campeões reunidos em 2011 (Foto: Reprodução/Twitter)

O título do brasileiro Fabrício Verdum, no sábado (13), na Cidade do México, comprova a rotatividade entre os campeões do UFC.

Da foto tirada em 29 de abril de 2011, que reuniu sete campeões do campeonato, somente o amazonense José Aldo segue com o cinturão.

Da esquerda para direita, relembre o que aconteceu com cada um, lembrando que ainda não existiam as categorias galo e palha feminino, das campeãs Ronda Rousey e Joanna Jedrzejczyk, e mosca masculino, comandada por Demetrious Johnson.

Cain Velásquez – categoria pesada (até 120 kg)

A derrota para Werdum foi a segunda disputa de título perdida pelo americano de 32 anos. Sete meses depois da imagem histórica, ele foi nocauteado por Júnior Cigano. Porém, recuperou a cinta em dezembro de 2012, diante de seu algoz e também bateu o catarinense na terceira luta entre eles. Entre a trilogia, Antônio Pezão foi outra vítima de Velásquez.

Jon Jones – categoria meio-pesada (até 93 kg)

Traçava o caminho para ser o maior lutador da história. Defendeu o título por oito vezes, a última em janeiro deste ano, quando acabou com Daniel Cormier. No entanto, sua vida pessoal interferiu na carreira. Foi pego no antidoping por cocaína e recebeu multa, mas não foi destituído do trono porque o teste foi fora do período de competição. Situação que mudou em abril, após fugir de um acidente de trânsito que deixou uma grávida ferida. Foi suspenso pelo UFC e terá de se acertar com a Justiça antes de pensar em voltar a lutar.

Anderson Silva – categoria média (até 84 kg)

Fez quatro defesas de cinturão até ser nocauteado por Chris Weidman, em julho de 2013. Quebrou a perna na revanche, em dezembro do mesmo ano, e quase se aposentou. Voltou a lutar em janeiro desde ano e derrotou Nick Diaz por decisão unânime. Após a luta, caiu no antidoping por esteroides anabolizantes. Só deve voltar ao ringue em 2016.

Georges St. Pierre – categoria meio-média (até 77 kg)

Lutou quatro vezes desde aquele dia 29 de abril de 2011. Venceu todas, mas decidiu se aposentar, ou pelo menos tirar um período sabático, a partir de novembro 2013. O UFC aguarda seu retorno e o canadense terá uma disputa de título automática assim que decidir retornar.

Frankie Edgar – categoria leve (até 70 kg)

O reinado do americano durou pouco mais de um ano. Chegou a defender o título contra Gray Maynard, mas perdeu para Benson Henderson, em fevereiro de 2012, e também na revanche, em agosto do mesmo ano. Desceu para os penas em 2013 e perdeu para Aldo. Desde então, acumula quatro triunfos seguidos.

José Aldo – categoria pena (até 66 kg)

É o único remanescente. No período, fez sete defesas de cinturão. No próximo dia 11 de julho, enfrenta o irlandês Conor McGregor, em Las Vegas.

Dominick Cruz – categoria galo (até 61 kg)

Mesmo invicto, perdeu o título. A culpa foi das lesões. Defendeu o título contra Urijah Faber e Demetrius Johnson, em 2011, mas uma lesão no ligamento cruzado anterior o afastou do octógono por três anos, tempo demais para o UFC, que vagou o cinturão. Voltou a lutar sem setembro de 2014, com vitória sobre Takeya Mizugaki.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]