• Carregando...
Conheça Ricardo Treta, o polêmico lutador que conquistou a torcida do Coritiba
| Foto:

O curitibano Ricardo Kogus, 27 anos, tem três personalidades diferentes.

Quando está no ringue, se transforma no lutador de MMA Ricardo Treta — peso-pena (até 66 kg) que abusa do estilo polêmico, inspirado em Conor McGregor e Chael Sonnen, para fazer seu marketing pessoal.

Na arquibancada do Couto Pereira, ele assume o papel de líder de torcida da organizada Império Alviverde. A paixão pelo Coritiba é do tamanho da tatuagem do símbolo do clube que carrega nas costas.

→LEIA TAMBÉM

Após um ano sem lutar, curitibano Augusto Sakai encara francês no Bellator 179

UFC passa mico com lutadoras e imprensa após e-mail errado

No dia a dia, Ricardo se define com um cara “leal, guerreiro e de bom coração”. Daqueles que larga tudo para ajudar uma idosa a atravessar a rua, por exemplo. Ou que toma a dianteira para defender os amigos em qualquer circunstância.

Em 2010, dois anos antes de começar a treinar artes marciais, esse traço de sua personalidade quase lhe custou a vida. Tomou cinco facadas em confronto com um grupo de neonazistas no terminal de Pinhais. Ficou com sequelas no olho e as marcas espalhadas no rosto e no corpo.

“Atacaram um amigo meu, negro, do nada. Fomos tentar defender ele. Eram 12 contra cinco. Foi uma briga feia, passaram a faca no meu pescoço, perdi dois litros de sangue. Podia ter morrido”, relembra Treta, que se considera sem preconceitos e antifascista ‘até o ultimo fio de cabelo’.

“Foi ali que me olhei no espelho e vi que não era invencível. E eu já era pai… Foi algo que bateu em mim por ver minha família desestruturada. Ia ficar naquela loucura até quando? Foi aí que comecei a sair da rua e a mudar”.

Fotos: Antônio More/Gazeta do Povo

A luta tem tudo a ver com a transformação do jovem que sempre conviveu com confusão. Em setembro de 2012, aos 22 anos, começou a treinar incentivado por um primo. O início tardio não o impediu de descobrir um talento natural.

Em dez lutas amadoras de MMA, conquistou dez vitórias, sete delas por nocaute. Nesse sábado (6), Treta volta ao cage para enfrentar Juliano “Pitbull” Lima no Gladiator Combat Fight 29.

Como profissional, já são quatro vitórias e uma derrota em apresentações no cenário regional. Sempre com a mesma marca. “Vou compará-lo ao estilo do Mcgregor. É polemico e a pesagem já é eletrizante, faz o negócio tremer ali mesmo”, diz o treinador Fábio Assolari, da academia Combate Absoluto.

“O Ricardo é um grande atleta, tem mãos duras, bate rápido e tem uma visão muito boa na luta em pé, não deixando de ter um chão afiado… Se tivesse de apostar, apostava tudo nele porque o moleque é sinistro “, completa.

A ‘treta’ é tão forte que está tatuada na testa do lutador, ao lado de uma granada. Quando ela explode, o personagem ganha vida.

→LEIA MAIS

Curta a página do blog Luta Livre no Facebook

“Sou sempre violento com meu oponente desde a pesagem, mostro que vim pra tretar, pra guerra. É minha vida, é o que sei fazer. Não posso deixar ele subir pra cima de mim”, explica o atleta, que costuma levar cerca de 150 fãs para suas lutas.

Muitos deles são torcedores do Coxa, outra paixão descoberta tarde pelo lutador. Ricardo nasceu na capital paranaense, mas se mudou com o pai para Vitória-ES ainda pequeno. A maior de sua adolescência foi em São Paulo. E quando retornou a Curitiba, aos 16 anos, futebol não era uma prioridade.

Só em 2009, pelos “motivos errados”, começou a frequentar o campo. “Fui recrutado pelos amigos de colégio e fui para tomar cerveja e conhecer a mulherada”, lembra.

“Mas assim que vi o Coxa vencendo [em um jogo contra o São Paulo] eu senti algo diferente. Já são nove anos se dedicando à torcida, cuidando de materiais, agitando bandeira”, conta.

Lesão e futuro

A promissora carreira de Ricardo Treta sofreu um baque em 24 de junho de 2016. Em um treinamento, sofreu séria lesão no tornozelo a poucos dias de seu sexto combate profissional. A recuperação levou mais de nove meses (três deles sem colocar o pé no chão) — período no qual ele engordou e chegou a pesar 84 kg.

“Meu pé ficou destruído. As cartilagens do tornozelo se separaram. Foi uma tristeza”, recorda.

“Hoje meu sonho é poder arrumar uma estabilidade financeira para minha família e ajudar as pessoas que sempre me ajudaram, retribuir ao meu mestre. Mas é preciso seguir um degrau de cada vez. Sonho em chegar aos eventos top, mas não adianta chegar e não ficar”, ressalta multifacetado lutador, muitas vezes vítima do polêmico personagem que adotou.

“Muita gente acha que ele é arrogante, prepotente. Na hora da luta ele se transforma, tem que dar show mesmo e eu apoio. Só que tem muita gente que não entente isso ainda”, defende o mestre Assolari.

Lutador de MMA curitibano é preso acusado de tráfico de drogas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]