• Carregando...
Em novo peso, Lineker faz reestreia forçada no UFC 191 contra nocauteador
| Foto:

O paranaense John Lineker começa uma nova página no UFC neste sábado (5), em Las Vegas (EUA).

Depois de seis vitórias em oito combates na categoria mosca, o lutador de 25 anos, natural de Paranaguá, lutará pela primeira vez no peso-galo – o adversário é o americano Francisco Rivera, 33. Estreia forçada, reflexo direto das repetidas falhas para ficar dentro do limite de 56,9 kg (contando a tolerância de 200 gramas para disputas que não valem título).

Ao todo, Lineker não bateu o peso cinco vezes, fato que irritou demais a organização do evento. Pior, os erros comprometeram sua chance de disputar o cinturão. Na mesma noite, o americano John Dodson tenta destronar o campeão Demetrious Johnson. Posição de desafiante que muito provavelmente seria do brasileiro.

Apesar do recomeço, a meta continua grande. “É claro que não vai ser fácil, mas o objetivo continua o mesmo. Quero fazer boas lutas e buscar o título”, garante Lineker ao blog. “Agora o peso [61,2 kg] vai ser tranquilo [para bater]. É uma categoria que já era minha quando lutava no Brasil”, emenda.

Se terá de enfrentar adversários maiores e mais pesados (já que há um dia de intervalo entre a pesagem e a luta) pela frente, Lineker também vê pontos positivos por voltar à uma divisão onde se sente em casa. Ele viajou aos Estados Unidos com aproximadamente 63,5 kg, então chegar ao limite dos galos não será problema. E o corte de peso mais saudável certamente irá ajudar no octógono.

“Vou recuperar bem mais. Não vou chegar tão quebrado fisicamente como chegava antes. Com certeza vou estar mais forte”, explica o lutador de 1,59 m e 12 nocautes na carreira.

“Prefiro ter um atleta mais leve, mas em compensação lutando do seu ápice, do que mais pesado, só que lento e fraco”, concorda o treinador Ocimar Costa, que assumiu os treinos do lutador em fevereiro de 2014 e segue está invicto, com dois triunfos.

Sequência que deixa o parnanguara confiante contra Rivera, mesmo com o comprovado poder de nocaute do rival – oito das 11 vitórias do americano foram por nocaute. “Esse cara é muito duro, um nocauteador. Tem a mão pesada e vem para cima. Não vai ser uma luta fácil para mim. É uma prova de fogo. Mas lutando com ele, posso encarar qualquer um”, prevê.

Transmissão

O UFC 191 começa às 20h de sábado, com transmissão somente pelo canal Combate.

Card Principal – inicia às 23h
Demetrious Johnson x John Dodson – pelo título dos moscas
Andrei Arlovski x Frank Mir
Anthony Johnson x Jimi Manuwa
Corey Anderson x Jan Blachowicz
Paige VanZant x Alex Chambers

Card Preliminar – inicia às 20h
Ross Pearson x Paul Felder
Francisco Rivera x John Lineker
Raquel Pennington x Jéssica Andrade
Clay Collard x Tiago Trator
Joe Riggs x Ron Stallings
Nazareno Malegarie x Joaquim “Netto BJJ”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]