• Carregando...
Rafael Cordeiro no treino aberto com Shogun: mestre é a motivação para o lutador voltar a vencer na carreira. (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto)
Rafael Cordeiro no treino aberto com Shogun: mestre é a motivação para o lutador voltar a vencer na carreira. (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto)| Foto:
Rafael Cordeiro no treino aberto com Shogun: mestre é a motivação para o lutador voltar a vencer na carreira. (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Rafael Cordeiro no treino aberto com Shogun: mestre é a motivação para o lutador voltar a vencer na carreira. (Fotos: Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Aos 42 anos de idade, Rafael Cordeiro já não exibe o mesmo porte físico da época de lutador de vale-tudo e muay thai.

O curitibano, hoje dono de uma barriguinha saliente, deixou de ser atleta de maneira precoce, aos 27 anos, para se dedicar à vida de treinador. Ainda assim, se engana quem pensa que ele não sobe mais no tatame como antigamente. Aliás esse é um dos diferenciais que lhe transformou no único treinador com dois alunos campeões do UFC.

O peso-leve carioca Raphael dos Anjos, 30 anos, conquistou o cinturão em maio. O peso-pesado gaúcho Fabrício Werdum, 38, faturou o título em junho. Ambos, no entanto, já foram nocauteados pelo mestre no dia a dia da Kings MMA, em Huntington Beach, na Califórnia. A academia inaugurada em 2007 com três alunos – entre eles a esposa e a filha de Rafael – se transformou em referência mundial.

“Ele puxa a escolinha, mas não é mais atleta, é coach. Mas quando bota as luvas e as caneleiras… tem nego se machucando legal lá. É impressionante”, atesta Werdum, o último do ‘exército da Kings’ a cair. “Ele me pegou com uma joelhada na barriga no tempo certinho. Eu falei: ‘só um minutinho, mestre’, e já desci gemendo de dor”, relembra.

Nas mãos do curitibano, Dos Anjos e Werdum deixaram se ser apenas grandes lutadores de jiu-jítsu e para se tornarem atletas completos e até nocauteadores, com alto nível de técnica na luta em pé.

Panorama oposto à trajetória do curitibano Maurício Shogun Rua, 33, que se formou lutador debaixo da asa de Rafael na Chute Boxe, e com quem viveu seu melhor momento no evento japonês Pride, entre 2003 e 2007. Depois, mestre e discípulo tomaram rumos diferentes e, entre encontros e desencontros, voltaram a trabalhar juntos depois de quatro anos exatamente para o UFC 190, neste sábado (1.º), a partir das 19h30, no Rio de Janeiro.

“O que nos separava era a distância”, fala Shogun, que deixou Curitiba com a família para fazer os três meses de preparação nos Estados Unidos. “O Rafael é o melhor treinador do mundo disparado. É um cara que não trabalha só a parte física e técnica, mas sim o emocional. Acho que isso é fundamental e faz uma grande diferença”, acredita.

O rival do paranaense é o meio-pesado (até 93 kg) Rogério Minoutoro Nogueira, 39. Dez anos atrás, no Japão, eles protagonizaram um dos combates mais agressivos da história, com vitória de Rua por decisão unânime – seu 11.º triunfo em 12 duelos até então.

Uma década depois, o momento é outro. Desde que deixou de treinar com Cordeiro, Shogun perdeu cinco vezes em sete embates. E o principal: perdeu motivação para treinar. Algo que foi buscar nos Estados Unidos ao lado do mestre.

“O Rafael é um cara que conhece meu jogo e estimula o que faço de melhor. Isso é motivante”, fala o lutador, mostrando confiança.

UFC 190
Card principal – a partir de 23h
Peso-galo: Ronda Rousey x Bethe Correia
Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Rogério Minotouro Nogueira
Final do TUF Brasil 4 peso-leve: Fernando Açougueiro x Glaico França
Final do TUF Brasil 4 peso-galo: Dileno Lopes x Reginaldo Vieira
Peso-pesado: Stefan Struve x Rodrigo Minotauro
Peso-pesado: Antônio Pezão x Soa Palelei
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar
Card preliminar – a partir de 20h
Peso-meio-médio: Demian Maia x Neil Magny
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Nordine Taleb
Peso-galo: Iuri Marajó x Leandro Issa
Peso-médio: Vitor Miranda x Clint Hester
Peso-galo: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]