• Carregando...
O que aconteceu com os lutadores do primeiro The Ultimate Fighter Brasil?
| Foto:

O reality show The Ultimate Fighter (TUF) Brasil completa cinco anos em 2017. Relembre os lutadores que protagonizaram a edição e saiba o que aconteceu com cada um deles:

→LEIA TAMBÉM

“Sujo e maníaco”, dispara Dana White após nova polêmica com Anderson Silva

Lutador abandonou UFC no auge da carreira para vender maconha

Time Vitor

Penas (até 66 kg)

Anistávio Gasparzinho – 29 anos

Após perder para Rodrigo Damm no UFC 147, o polêmico potiguar nãomutant teve mais chance no Ultimate. Fez mais seis lutas (4v e 2d) em eventos nacionais e não compete desde agosto de 2014.

Godofredo Pepey – 29 anos

Vice-campeão do reality (perdeu para Rony Jason), o cearense segue no UFC. Em oito lutas, são cinco vitórias e três derrotas. Em seu melhor momento, recebeu três prêmios de performance da noite. Pepey lutaria em março, no UFC Fortaleza, mas foi retirado do evento por lesão.

Elenco do TUF Original. Foto: Divulgação

Hugo Wolverine – 34 anos

A passagem do baiano pelo Ultimate se resumiu a cinco lutas, além do triunfo por decisão dividida sobre John Macapá no UFC 147. Wolverine, que desceu para o peso-galo (até 61 kg), não foi bem (2v e 3d). Foi demitido em agosto de 2015. Desde então, entrou no ringue mais uma vez: perdeu por decisão unânime para Zac Riley no RFA 34.

Rodrigo Damm – 37 anos

O capixaba fez mais seis combates no UFC (2v e 4d) após finalizar Gasparzinho em Belo Horizonte. Uma sequência de três derrotas, entre maio de 2014 e janeiro de 2015, selou a despedida do evento. Damm não voltou a lutar depois disso.

Médios (até 84 kg)

Cezar Mutante – 32 anos

Campeão do TUF, o pupilo de Vitor Belfort construiu uma carreira inconstante no octógono mais famoso do mundo. São oito lutas (4v e 4d). O paulista chegou a fazer uma luta nos meio-médios (até 77 kg), mas foi nocauteado e voltou para sua categoria original. Sua última apresentação foi em fevereiro de 2017, quando perdeu por decisão para Elias Theodorou.

Serginho Moraes – 34 anos

Vice-campeão (perdeu para Mutante), Serginho fez uma carreira muito mais sólida do que seu algoz. Antes unidimensional, o multicampeão de jiu-jítsu melhorou seu jogo em pé ao se mudar para Curitiba, onde virou parceiro do técnico André Dida na Evolução Thai. São seis vitórias e um empate em sete combates, sempre nos meio-médios.

Thiago Bodão – 30 anos

O paulista lutou apenas três vezes após nocautear Leonardo Macarrão no UFC 147. Uma sequência desastrosa. Nocauteado e finalizado no UFC, acabou liberado pelo campeonato. Em dezembro de 2015, perdeu por nocaute no XFC International. Está longe dos ringues desde então.

Daniel Sarafian – 34 anos

O paulista, que ficou fora da final do TUF por causa de uma lesão, fez seis lutas no Ultimate (2v e 4d) depois disso. O desempenho foi fraco tanto nos médios quanto nos meio-médios. Demitido, não compete desde fevereiro de 2016.

Time Wanderlei

Penas (até 66 kg)

John Macapá – 30 anos

O atleta da Nova União não foi contratado depois de perder para Hugo Wolverine na final do TUF. Contudo, ele emendou cinco vitórias até chegar ao Bellator, em 2014. No segundo campeonato mais importante do mundo, fez cinco lutas até aqui. Venceu as quatro primeiras, mas perdeu a última, por decisão dividida, em abril de 2017.

Rony Jason – 33 anos

Campeão do TUF (sobre Pepey), Jason emendou mais duas vitórias no UFC antes de ver a carreira desandar. Desde que perdeu para Jeremy Stephens, em novembro de 2013, o cearense só venceu mais uma vez em cinco duelos — três revezes e um No Contest. A luta sem resultado era originalmente uma vitória (cassada por doping). Apesar da fase ruim, o lutador ainda deve ter mais uma chance no Ultimate.

Vinícius Vina – 37 anos

Ao todo, o paranaense competiu três vezes no UFC. Venceu Wagner Galeto no UFC 147 — que rendeu o prêmio de nocaute da noite –, mas perdeu os dois desafios seguintes por nocaute. Após a demissão, Vina lutou outras nove vezes (2v e 7d), navegando por eventos regionais ou obscuros torneios internacionais. Ele garante que continua na ativa.

→LEIA MAIS

Quanto ganha um lutador do UFC? Os salários vão te surpreender

Wagner Galeto – 35 anos

O curitibano não teve chance no Ultimate depois da derrota em Belo Horizonte. Ele fez mais sete lutas (1v e 6d) antes de se aposentar oficialmente do MMA em julho de 2016. Desanimado com o esporte, Galeto agora se dedica à ensinar sua grande paixão: o jiu-jítsu.

Médios (até 84 kg)

Delson Pé de Chumbo – 39 anos

O carioca é outro que não teve oportunidade no UFC. Nocauteado por Massaranduba, ele passou a competir em eventos de médio porte no Brasil e na Europa, onde acumulou oito lutas (6v e 2d). Seus dois últimos combates aconteceram no Akhmat, da Rússia.

Francisco Massaranduba – 38

O piauiense tem uma sólida carreira no UFC. Já são 15 lutas (11v e 4d), sempre no peso-leve. Na melhor fase, Massaranduba — que treina na Evolução Thai — conseguiu sete triunfos consecutivos. Sequência que só foi interrompida pelo americano Kevin Lee, em março de 2017, no UFC Fortaleza.

Leonardo Macarrão – 28 anos

O catarinense seguiu uma carreira distinta após perder para Bodão no UFC 147. Emendou cinco vitórias em eventos menores para ter uma nova chance no UFC, em 2014. Mas o retorno não foi da maneira que ele queria (1v e 2d), o que resultou na segunda demissão. Atualmente, Macarrão é contratado do Brave FC.

Renee Forte – 30 anos

O cearense não competiu na final do TUF, mas teve quatro combates no UFC (1v e 3d). Lutou nos meio-médios e nos leves (até 70 kg), mas foi demitido depois de duas derrotas seguidas, em março de 2014. Foi a última vez que Forte competiu profissionalmente.

Orgulho paranista, Sakai luta por reconhecimento no Bellator

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]