• Carregando...
Saiba o que Anderson Silva precisa fazer para competir na Olimpíada
| Foto:
Spider postou foto em treino de tae kwon do (Foto: Reprodução/Instagram)

Spider postou foto em treino de tae kwon do (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma reunião entre Anderson Silva e a Confederação Brasileira de Tae Kwon Do (CBTKD) está prevista para a próxima quarta-feira (22), no Rio de Janeiro, e deve definir se o lutador vai mesmo entrar na disputa por uma vaga olímpica.

O blog conversou com o técnico da seleção nacional adulta, o paranaense Fernando Madureira, para esclarecer o que o maior campeão da história do UFC precisa fazer para competir no Rio-2016.

Confira as ‘perguntas e respostas’ para o futuro olímpico do Spider. Em itálico, respostas do treinador do time nacional.

Atualização: A foto acima foi postada por Anderson Silva no Twitter nesta quarta-feira (15), com a legenda ‘Treino de Taekwondo na MTC (Muay Thai College)’. Sinal de que o interesse é sério?

Qual o caminho até os Jogos Olímpicos?

Anderson precisa estar entre os oito melhores do ranking nacional até o fim do ano. Para isso, existem seis seletivas nacionais que somam pontos. Ele também pode competir em abertos fora do país para melhorar seu nível, mas uma classificação pelo ranking mundial é inviável hoje – o ciclo olímpico começou em 2013.

Caso se classifique, o lutador tem de passar pelo Grand Slam e ficar entre os três primeiros, que fazem parte da seleção. A categoria dele seria acima de 80 kg. O Brasil tem quatro vagas garantidas por ser o país sede – duas delas masculinas. Anderson precisa convencer a comissão técnica de que merece um lugar.

O caso de doping afeta em alguma coisa?

Não. A Comissão Atlética de Nevada (NSAC) não é filiada à Agência Mundial Anridoping (WADA).

Anderson completou 40 anos nesta terça (14). Até que ponto a idade é um obstáculo?

Aí já é um conflito informação. Se formos levar em consideração só a idade, já era. Mas tem uma somatória da idade, qualidade física, do aspecto emocional do lutador.

Como seria a readaptação dele ao tae kwon do?

Ele teria de parar de treinar MMA. Seria muita informação na cabeça dele ao mesmo tempo. É melhor fazer o treino específico, com esquiva, chute básico, chute complementar, trabalho de defesa. Com o trabalho tático, as regras não seriam problema, pois tudo é abordado.

Como foi a reação dos outros atletas com o interesse?

Até ontem todo mundo achava um absurdo porque acreditavam que ele ganharia a vaga. Mas quando ficaram sabendo que não seria assim, mudaram de ideia.

Quais as reais chances de Anderson?

Grandes chances. Ele não vai ter cadeira cativa, nem nada. Tem de disputar com os outros na seletiva. Qualquer atleta talentoso pode conseguir. Se ele quiser, tem todas as condições do mundo. E tem o diferencial que é um lutador experiente e tem dinheiro, apoio para conseguir se dedicar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]