• Carregando...
Briga, confusão, treta, pancadaria – a violência nos estádios do Paraná nos anos 80 e 90
| Foto:

Amigos, vamos em frente com mais uma postagem. Na anterior, falei dos “bons tempos” dos Atletibas, período em que as torcidas respeitavam um certo limite da rivalidade e tínhamos, no máximo, um corridão ali, um sacode acolá e uma “facadinha” vez ou outra.

É claro que não era bem assim, foi uma brincadeira. Já na década de 80 o futebol passou a conviver com episódios sérios de violência, com o crescimento das torcidas organizadas. Fenômeno que explodiu nos anos 90.

E se as confusões eram em menor, ou maior escala, tanto faz. De certo que as brigas em estádios sempre tiveram uma marca só: a covardia. Normalmente, vários contra um. Atitude que, claro, jamais podemos tolerar e que, muitas vezes, partia da Polícia Militar.

No mais, felizmente vejo que quebrar o pau já ficou totalmente “fora de moda”, ainda bem. A nova onda é se digladiar nas “chamadas redes sociais” e tornar qualquer debate impossível, com uma boa dose de infantilidade e abstração.

Feito o prólogo necessário e preventivo, o tema das fotos é justamente a violência no futebol paranaense. São inúmeros registros, dos anos 80 e 90, imagens corajosas dos fotógrafos do grupo GRPCOM. Episódios em que ninguém levou a melhor.

E aí, vocês lembram de alguma dessas tretas?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]