• Carregando...

O conteúdo da escuta judicial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, revelado nesta quarta-feira (16) pelo juiz federal Sérgio Moro, contém uma conversa sobre a parceria da Ferroviária com o Atlético, com elogios ao técnico dos paulistas, Sérgio Vieira, e citação ao presidente do Conselho Deliberativo do Furacão, Mario Celso Petraglia.

Na gravação telefônica obtida pela Operação Lava Jato, Lula fala com Edinho Silva, Ministro da Comunicação. Silva, que já foi deputado estadual e presidente da Ferroviária, é pai de Pedro Martins, funcionário do Rubro-Negro, ex-integrante do Departamento de Inteligência do Futebol (DIF) e atualmente cedido à Ferrinha como diretor-executivo.

No papo com Lula, Edinho Silva elogia o trabalho de Sérgio Vieira pelo clube do interior de São Paulo, um dos destaques do Paulistão. O técnico português foi emprestado pelo Furacão e chegou a ser cogitado para assumir a vaga de Cristóvão Borges. Entretanto, Paulo Autuori acabou contratado pelo Rubro-Negro.

O ministro comenta também a relação entre a Ferroviária e a Inepar, conglomerado industrial paranaense que teve como diretor Mario Celso Petraglia. Em 1996, a empresa passou a atuar em Araraquara e a partir dos anos 2000 se aproximou do time local. Do time atual da Ferroviária, onze jogadores foram emprestados pelo Atlético.

Veja a transcrição da conversa:

LULA: Eu to te ligando por duas coisas: primeiro pra dizer que a Ferroviária tá boa pra car…, hein?

EDINHO: Você viu só? Te falei.

LULA: Não. E ontem eu vi uma entrevista do técnico da Ferroviária, ele é português, né?

EDINHO: 33 anos, presidente.

LULA: Ele é português, porra, fiquei impressionado com a entrevista dele.

EDINHO: O cara é bom, é bom. Eu.. quando eu conheci ele, eu jantei com ele um dia lá em Araraquara, ele conversa com você sobre economia, sobre o processo migratório da Europa, sobre a crise econômica…

LULA: Como que ele foi parar.. como que ele foi parar na Ferroviária?

EDINHO: É o seguinte, a Ferroviária, só pro cê lembrar, cê vai lembrar, a antiga VILARIS foi comprada pela INEPAR, cê lembra?

LULA: Eu lembro.

EDINHO: A INEPAR ela é do Paraná, e quem… o sócio da INEPAR é o ATILANO e o MARIO CELSO PETRAGLIA, que é.. que é o presidente do Atlético Paranaense. Então desde 2004 a Ferroviária tem uma parceria com o Atlético Paranaense. Eles põe os moleque da base, os moleques que eles querem amadurecer eles põe lá pra jogar na Ferroviária. Esse técnico, ele era um treinador sub-23 do Atlético Paranaense.

LULA: Ahn

EDINHO: E o ano passado o Atlético fez lá uma parceria com o Guará, de Guaratinguetá que o time tava caindo. Aí ele com o time de moleque não só tirou do rebaixamento como quase classificou. Aí, né, como tem a parceria, o Atlético indicou ele pra por na Ferroviária. Eles puseram onze jogadores e esse treinador.

LULA: Aham

EDINHO: E o cara tá.. e o cara ta indo bem pra cace…, né?

LULA: PQP, não.. e depois a cabeça dele é boa.

EDINHO: É boa, o dia que eu jantei com ele eu falei desse jeito pra ele, falei assim: SÉRGIO, você ainda vai treinar a seleção brasileira, eu não sei quando, mas você vai treinar. Eu falei então aproveita essa oportunidade. Eu falei pra ele: no Brasil, você é um quadro em branco, aproveita essa oportunidade e constrói um bom perfil, faz diferente, faz diferentes dos treinadores que tão aqui. É bom, ele tem curso na UEFA.

LULA: Se você conversar com ele pode dizer que eu assisti a entrevista dele e gostei muito.

EDINHO: Um dia eu levo ele pra falar com você, você vai gostar muito, ele é muito bom.

LULA: Ele é um cara diferenciado.

EDINHO: E é um moleque bom. Muito bom.

LULA: E o time da Ferroviária tá jogando bonito.

EDINHO: E é só moleque, você viu? Só moleque. Tem um ou dois jogadores mais experientes só.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]