O Ibope/Repucom divulgou nesta quinta-feira (21) um estudo que avalia os patrocínios dos times que disputaram a Série A em 2017. No estudo, o instituto mapeia os uniformes das 20 equipes, de acordo com a posição, tipo de patrocinador etc.
A informação mais relevante do levantamento mostra como os times brasileiros são dependentes de dinheiro público. Dos 20 participantes, 15 tiveram a Caixa Econômica Federal como patrocinador master, com a marca do banco estatal ocupando a área mais nobre na economia.
É o caso da dupla Atletiba, ambos com a Caixa como patrocinador principal. Somente São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Corinthians e Chapecoense têm marcas diferentes como principal suporte financeiro no uniforme. Cenário que já vem ocorrendo há alguns anos.
Veja os detalhes abaixo (clique para ampliar):
Entre outras abordagens, o estudo também apresenta um ranking dos clubes e suas redes sociais. O quadro mostra uma larga vantagem no fechamento do ano do Atlético, com 2.115.181, na soma de Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, contra 1.488.270 do Coritiba.
Confira o quadro abaixo (clique para ampliar):
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