• Carregando...
Solidariedade entre mulheres
| Foto:
André Rodrigues/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Sarai, Tatiana, Paula e Andreza exibem as mechas que irão para os EUA e ajudarão na fabricação das perucas

Uma boa ação realizada por mulheres, em favor de outras mulheres (muitas delas meninas). Um gesto de empatia e solidariedade feminina e uma iniciativa muito bacana para recuperar a autoestima de meninas e jovens que estão enfrentando uma doença grave ou sem cura e, ao mesmo tempo, passando pelo processo de construção de uma identidade, onde a aparência, a autoestima e a vaidade são um aspecto importante de formação desta mesma identidade.

Neste domingo, uma matéria escrita por mim, que você pode conferir no site da Gazeta do Povo, conta a história de quatro amigas de Curitiba, Andreza, Sarai, Tatiana e Paula, que doaram mais de um metro e meio de cabelo para uma ONG americana, a Locks of Love (LOL, ou Cachos de Amor em português), que fabrica perucas naturais para pacientes de até 21 anos com câncer ou alopecia. Cerca de 90% dos atendidos pela ONG são meninas, e a maioria delas quer um cabelo comprido.

O objetivo é tornar o tratamento menos doloroso para elas, já que o cabelo é extremamente importante para elas e muitas ficam arrasadas com a perda. No caso da alopecia, que se caracteriza pela perda de todos os pelos do corpo, não há cura, e as meninas – e muitos meninos também, claro – precisam receber cabelos continuamente, conforme vão crescendo, A troca ocorre a cada 18 meses e a demanda por cabelos é grande.

No caso das que foram diagnosticadas com câncer, a perda de cabelo ocorre tanto por conta da quimioterapia usada para tratar os mais diversos tipos de tumores, quanto no caso especifico de crianças e adolescentes que possuem câncer no cérebro – a radiação usada para matar as células cancerígenas incide sobre o couro cabeludo. A cada ano, segundo a LOL, 2,2 mil pessoas com até 20 anos são diagnosticadas com câncer no cérebro. A ONG também ajuda vítimas de acidentes, queimaduras e ataques de cães que perderam o cabelo.

Compartilho com os leitores essa história para que possam divulgar a iniciativa. Aqui no Brasil, não há muita divulgação de ações semelhantes, e eu não consegui entrar em contato até o momento com duas ONGs que fazem um trabalho parecido – uma com mulheres escalpeladas no Pará, a Orvam, que faz um belíssimo trabalho, e outra que não fornece endereço para contato, a Doe Suas Molduras. Se você conhecer alguma, entre em contato comigo e me ajude a divulgar.

Também aproveito para lembrar que as pacientes do Hospital Pequeno Príncipe (HPP) precisam da doação de perucas – não de cabelos, mas de perucas, mesmo. Se você possuir alguma em um estado razoável (elas serão restauradas) ou for um profissional de beleza, sua ajuda é muita bem vinda. A Associação Ciranda da Esperança, ligada ao HPP e que pede as doações, necessita tanto de perucas quanto de pessoas que possam atender as meninas no hospital, ajudando a prepará-las para receber o acessório.

Confira a matéria publicada hoje na Gazeta do Povoe ajude a divulgar a ideia

Meninas também doam seus cabelos. Confira dois vídeos em que elas aparecem doando seus cabelos, aqui e aqui

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]