Assinaturas Classificados
Seções
Anteriores
Publicidade

Na Mira do Leitor

Quem faz o blog
Seções
Conheça
Posts
Enviado por admin, 23/05/09 9:30:00 AM

Desconto, Enem e Propaganda; treine a redação

Reitero mais uma vez a necessidade do estudante, sobretudo o vestibulando, treinar a leitura e a escrita. A prova de Compreensão e Produção de Textos continuará soberana – e sempre será oportuno exercitar a interpretação das informações e a expressão das ideias através da escrita; não hesite, portanto, em levar essas práticas adiante.

Que tal passar pelo trio de propostas abaixo? Temas do cotidiano e de interesse geral costumam exigir um posicionamento individual e as questões disponíveis abaixo são oportunidade para refletir e escrever um comentário, uma observação ou mesmo a elaboração de determinados tipos de textos, tais como resumo, argumentos, dissertações e análises; vamos lá?

UM COSTUME REPAGINADO

Proposta 1- Leia a nota ( Gazeta do Povo, 22 de maio) e elabore justificativas para levar ou não uma sacola ao supermercado, ao contrário de utilizar as de plástico para acondicionar as compras. Nossos avós e mães costumavam utilizar no passado as sacolas de feira; agora ser politicamente bem ligado nas práticas ambientais saudáveis faz parte do cotidiano; não é modismo, é uma necessidade.

Reprodução
Utilizar sacolas de pano para acondicionar as compras em supermercado assegura desconto; aproveite

“Os consumidores que forem aos supermercados Big e Mercadorama no Paraná, a partir da próxima segunda-feira (25), receberão desconto de três centavos a cada cinco produtos comprados. Para participar, as pessoas devem levar sacolas de casa para embalar as próprias compras.

De acordo com os supermercados, os clientes também podem utilizar outros meios para transportar o produto, o que importa é deixar de utilizar as sacolas plásticas existentes nos estabelecimentos.”( Leia mais em Programa dá desconto a quem levar sacola ao supermercado)

Arquivo cel.      Doralice  Araújo
Treinar a elaboração de todos os modelos de textos; prática eficiente nos Encontros Marcados com a Redação

ACERTANDO O PASSO PARA NÃO TROPEÇAR

Proposta 2- O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais anunciou que pretende reduzir o número de questões do novo Enem. Ao contrário das 200 perguntas na prova, em nota à imprensa o Inep divulgou que poderiam ser 160 ou 180. A definição sobre modelo do exame sairá na próxima semana, entretanto, você poderá refletir sobre os motivos que levaram o instituto a rever a proposta do MEC se:

> Ler o excerto abaixo:

“Pelo modelo inicial, seriam 200 questões de múltipla escolha e uma redação. Divididas em quatro grupos, seriam 50 testes de linguagens e redação, 50 de ciências humanas, 50 de ciências da natureza e 50 de matemática.

A proposta do Inep era que o estudante tivesse duas horas e meia para fazer cada prova, além de uma hora e meia para a redação, totalizando 11 horas e meia de maratora de provas em dois dias. No entanto, houve críticas de que seria muito cansativo para os estudantes.

O Inep planeja aplicar em 3 e 4 de outubro, um sábado e um domingo. Segundo o instituto, no primeiro dia, a prova seria aplicada à tarde, com dois grupos, num total de cinco horas. No domingo, os candidatos começariam a fazer a parte de linguagens e redação durante quatro horas do período da manhã. Após uma pausa para o almoço, continuariam à tarde com mais duas horas e meia de provas.”
(Inep pretende reduzir o número de questões do novo Enem(GP,22/5)

> Elaborar um resumo. Lembre-se: manter fidelidade ao texto original, não omitir a fonte das informações e estabelecer objetividade na síntese das ideias são requisitos imprescindíveis à produção de um resumo; não exceda a 8 linhas.

Arquivo cel.        Doralice  Araújo
Se a comida é boa, o preço é convidativo e o tratamento acolhedor vale divulgar entre os amigos e conhecidos

SEU DIA DE GAROTO(A) PROPAGANDA

Proposta 3 – Divulgar boas notas, apresentar um lugar interessante e destacar vantagens aos consumidores é o que faz um garoto propaganda; que tal anunciar, sugerir e argumentar motivos para visitar uma determinada livraria, um restaurante acolhedor, ir a um show, a um determinado parque ou museu da cidade onde você reside? Textos apelativos costumam ser solicitados em vestibulares concorridos e você não deve dar mole à falta de treino desse modelo textual.

Sugestões de links bem legais:

> Fotojornalismo Curitiba - interessantes imagens, feitas por quem entende tecnicamente do riscado. Analisar eventualmente fotos e associá-las ao texto são exigências em alguns vestibulares; não deixe de treinar.

>Contando História - advogado e aposentado cria ótimo espaço na internet; amostra bem sucedida de usos da tecnologia na educação. Não deixe de espiar e interagir.

Até a próxima! Eu vou e volto…

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Doralice Araújo | 24/05/2009 | 10:30

      João: obrigada pela visita e estímulo; um abraço. Luciana: eu também gosto das sacolas de pano e já estou bem acostumada a utilizá-las. Dá para fazer até modinha, não é mesmo?

      Luciana do Rocio Mallon | 24/05/2009 | 07:36

      Estas sacolas de panos são práticas . Uso estas bolsas ecológicas para carregar outros objetos além das compras .

      João Vergílio | 24/05/2009 | 05:32

      Passei por aqui trazido pelo ombudsman da Folha de São Paulo, e pretendo retornar regularmente. Parabéns pela iniciativa e pela qualidade dos textos.

      Valdir Macenco - SP | 23/05/2009 | 14:08

      Olá, sei que devemos deixar de usar sacolas plasticas, mas ficará difícil trazer para casa as compras...entendo que deveriam fazer as sacolas de material reciclável e bio degradável.

      Valdir Macenco - SP | 23/05/2009 | 14:08

      Olá, sei que devemos deixar de usar sacolas plasticas, mas ficará difícil trazer para casa as compras...entendo que deveriam fazer as sacolas de material reciclável e bio degradável.

      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade