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O poder atribuído ao ENEM
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O leitor que acompanha esta página sabe da minha temporada fora de Curitiba, porque todos precisam de uns dias de férias, mas as minhas reflexões sobre a esfera educacional continuam. Hoje, por exemplo, eu conversava com familiares acerca do poder atribuído ao ENEM na vida estudantil brasileira: o de influenciar os passos do estudante daqui para frente. Você já pensou sobre este fator determinante?


Mapeamento da adesão ao ENEM – Se um maior número de universidades federais declararem a adesão ao ENEM como sistema único de seleção – Meu Deus!! – o estudante brasileiro terá um novo modo de encarar o ingresso ao ambiente acadêmico. Confesso que o exame nacional ainda me assusta, sobretudo porque conheço o Brasil, cuja geografia e logística à implantação de novidades simultâneas exige planejamento e senso de realidade, aspectos determinantes, mas que expõem as vulnerabilidades de um sistema que é alvo das críticas, sobretudo dos que acompanham os bastidores da engenharia seletiva feita, aqui entre nós, a toque de caixa e sujeita a toda sorte de surpresas.

Questões pouco evidenciadas ao público: exclusão digital e barreiras econômicas– Tenho temores, prezado leitor; lamento que você não os compreenda, fique indiferente(diante da ausência de comentários, por exemplo) e nem compactue com as minhas preocupações, porque talvez não tenha vivenciado situações adversas na sua vida estudantil. Quer exemplos? As facilidades advindas com o conforto da inclusão digital (imprescindíveis durante a consulta ao SISU) e a manutenção do estudante que saiu do seu domicílio e inicia a temporada de estudos em outra cidade ou região do país. Contar com um computador permanentemente conectado com a internet para consultar o SISU e tranquilidade posterior para o custeio das despesas com o deslocamento do estudante são oportunidades condicionantes minoritárias.

A radiografia estudantil – O Caderno do Estudante ouviu alguns jovens; acompanhe o que declaram, mas eu gostaria muito de poder ouvir os que estão anônimos pelo Brasil afora e que tiveram dificuldades para administrar os procedimentos apontados pelo MEC durante a primeira candidatura às vagas nas universidades que aderiram integralmente ao programa nacional.

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Um país de contrastes – O MEC esquece de que o Brasil é uma espécie de continente caracterizado pelas condições e oportunidades diversificadas. No afã de implantar um sistema de seleção nacional o ministério deixou de lado a realidade do país, sobretudo as exclusões de variada tipologia que condicionam a vida popular.

E agora? – Meus alunos do ano passado já estão vivendo outros desafios: os que foram aprovados na UFPR caminham para a fase de matrícula, os que dependiam do ENEM para ingressar na UTFPR vivem a alegria do sistema classificatório e os que não lograram êxito nos dois processos anteriores aproveitaram certamente as alternativas das seleções feitas pelas instituições particulares, mas há os que dispõem do caminho único: frequentar um cursinho novamente ou quem sabe, arrumar um emprego e tocar a vida.

No calendário estudantil – O certo é que o ENEM será o marco regulatório da vida estudantil, mesmo debaixo das suas contradições e injustiças. Tenho muitas interrogações ainda sem respostas, prezado leitor, mas a maior de todas é a de saber o porquê da pressa na implantação do processo seletivo nacional. Talvez o ano eleitoral justifique o pacote de agilidades; é uma hipótese preciosa, mas o tempo ajudará a confirmar a sua pertinência. Para melhor acompanhar a reflexão de hoje, por favor, dispense mais alguns minutos e leia o que escrevi ainda em outubro de 2009.

Algumas questões para interagir e exercitar a escrita – Você participou do Enem direta ou indiretamente? Consegue perceber vantagens na adoção desse sistema seletivo? Gostaria de saber que um maior número de universidades públicas aderiram ao sistema ou prefere que mantenham a autonomia para programar e realizar seus vestibulares?

Até a próxima!

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