• Carregando...
Redação – A imprescindível função dos recursos textuais
| Foto:

Você já experimentou fazer uma feijoada sem os temperos das carnes? Feijoada é diferente de feijão apenas cozido, mesmo que não nos esqueçamos do alho, pimenta com cominho, sal, um fiozinho de óleo, até umas rodelinhas de pimentão e uma folhinha de louro para dar um gostinho especial. Na redação os recursos textuais são os ingredientes vitais que dão sabor e virtudes à escrita. Não esquecer, vestibulando!

Encontros  Marcados  com a  Redação      Doralice    Araújo
Treinar a redação, independente das exigências dos vestibulares, é o que faz diariamente o estudante dedicado à qualificação da sua formação escolar; escrever bem é um diferencial em qualquer área

Ingredientes indispensáveis à redação eficiente – Especialistas em feijoada sabem distinguir quando o tempero está no ponto ou quando falta um ingrediente decisivo. Na redação é a mesma situação. Texto capenga, sem articulação morfossintática, ilegível, sem pé e nem cabeça não é redação exitosa, mas sim arremedo de texto, apesar de comunicar informes decifrados pelo paciente leitor/corretor.

Qualidade na composição de um produto, serviço ou desempenho na função é fator de relevância. Anote: escrever bem é concatenar sentidos, articulando os ingredientes da escrita eficiente, ou seja, os recursos textuais ao conteúdo temático, às intenções do texto e à estrutura solicitada.

Dar bola ao que é necessário – É preciso competência teórica do professor, reflexão equilibrada com os alunos e fôlego de ensino e aprendizagem para enfrentar a gramática normativa com as regras e exceções. Quem atina aos benefícios da teoria que subjaz na língua escrita não se arrependerá jamais do esforço nos anos decisivos da escolaridade. Elementos teóricos são auxiliares e os recursos textuais são itens indispensáveis à composição de um texto, independente do propósito escolar ou profissional. Reveja-os:

Condições de legibilidade, vocabulário, pontuação, concordância entre as palavras, objetividade, intertextualidade, recursos coesivos, paragrafação, ortografia, uso dos tempos verbais, dados numéricos, notações diversas (negrito, itálico, recuo, tamanho das letras, etc.) e outros mais, específicos na escrita manuscrita, mas também na digitada, impressa e visualmente destacada nas ruas, nos cartazes, na internet, etc.

Quer treinar o olhar à identificação dos recursos textuais? Participe!

Doralice   Araújo

Proposta 1– Observe os recursos textuais encontrados na reprodução fotográfica do texto da reportagem Estado contabiliza seis mortes e dezenas de casos de gripe A( Bruna Campos, O Estado do Pará, fev.2010)

Atente também aos recursos textuais utilizados pela reportagem Gripe A diminui casos de outras doenças contagiosas(Marcos Xavier Vicente, GP,26/9/2009) e enumere-os. Mostre assim a sua capacidade de observar detalhes e visualização das funções dos recursos textuais empregados.

Proposta 2– No Twitter a objetividade informativa é nota de qualidade na comunicação. O limite máximo de 140 caracteres para anunciar, perguntar, retwittar e confirmar dados certamente ajuda a objetivar a comunicação. Pois bem, que tal abrir o link indicado abaixo e redigir na caixa de comentários recomendações à leitura dos informes? Destaque os recursos textuais que para você mais sobressaíram. Avante.

> Matéria para reflexão: responsabilidade das livrarias, no Não gosto de plágio, da Joana Canêdo.

Proposta 3 – A redação de títulos, legendas, notas breves ao leitor, bilhetes, tweets e mensagens no MSN exigem recursos textuais. Experimente redigir uma segunda advertência, sob forma de legenda à imagem do mosquito, ao surto de dengue que sorrateiramente avança no Brasil.

Examine também a reportagem Doenças que desafiam o mundo( Amália Dornellas, GP, 7/10/2009) – e, assim, ganhe maior dimensão informativa para melhor redigir a legenda.

Reprodução
O mosquito causador da dengue precisa ser combatido

Proposta 4 – Enumere os recursos textuais utilizados hoje na postagem deste Na Mira do Leitor.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]