• Carregando...
Roteiristas do MEC em ação
| Foto:

Quem lida com jovens estudantes do ensino médio conhece de perto os anseios juvenis, as dificuldades e as condições vivenciadas pelos que dependem da escola pública e dos que usufruem das melhores oportunidades nas instituições particulares e na vida em geral. Sabe também que o acesso à internet em casa é um conforto que onera, sobretudo aos que não têm a condição de pagar pelo imprescindível serviço. Pois bem, a novela do Enem continuará oferecendo aos jovens inscritos no exame algumas surpresas com abundância de novidades extremamente aversivas. Prepare-se, caro leitor: aguarde que outras surpresas estão chegando. Apesar do consenso de que Mudar um sistema exige planejamento e reconsiderações( Na mira do leitor, GPO, 14/4/009) os roteiristas do MEC não brincam com as novidades educacionais. Elas surgem a cada etapa do Enem.

Albari Rosa/Gazeta do Povo
O professor Marlus Geronasso (ao centro) criticou o uso de conteúdos que não estavam previstos na prova do Enem

A PRESSA E O CANTO DA SEREIA – A pressa na implantação da versão 2009 do ENEM e o aceno feito pelo MEC para que as universidades aderissem à repaginação desse exame seletivo constituem dois componentes altamente preocupantes.

Ao lado das inegáveis boas intenções do ministro Fernando Hadadd há um conglomerado de interveniências vitaminadas pelos que trabalham geralmente apenas na rotina de gabinete, sem a intimidade suficiente com as salas das escolas brasileiras.

PROFESSORES INDIGNADOS – Ainda bem que o meu colega Marlus H. Geronasso Sistema ineficaz de seleção unificada( GP, 4 de fev.) também compartilha a sua indignação com as novidades apresentadas pelo MEC. O SISU é apenas uma delas.

VOCÊ COM A PALAVRA – A plataforma virtual do MEC está disponível ao cidadão. Sugiro que você deixe o seu recado. Basta clicar no link. Não é possível que os pais, os professores e os candidatos inscritos não tenham nada a considerar com ministério da educação. Avante!

SAIBA MAIS – e, se conhecer um texto interessante, uma análise técnica sobre os efeitos do ENEM na página educacional do Brasil real, por favor, compartilhe conosco.

> Resultados do SISU serão divulgados nesta sexta-feira(5), de Marcela Campos, GP, 4/2/2010

> Falha em digitalização prejudicou nota de 915 redações; MEC já corrigiu informações , no UOL Educação, de 4 /2 /2010.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]