• Carregando...
Tirinhas e charges? Adoráveis ilhas de humor inteligente e…
| Foto:

Eu trabalho dia e noite com a leitura e a escrita. Não será espanto para quem entende do riscado saber que às vezes até sonho escrevendo ou lendo. Hoje, por exemplo, eu acordei no meio da madrugada e o primeiro pensamento que veio à minha cabeça foi o conteúdo programado para a postagem neste Na Mira do Leitor. Semelhantes a um filme bem divertido, as tirinhas do Benett, as charges do Paixão, do Tiago Recchia e do Pancho, entre outros artistas do traço, desfilavam na minha cabeça – e quando elas, quem sabe, aparecerem na prova de Compreensão e Produção de Textos, certamente formarão ilhas de humor inteligente, oportunas e relaxantes para o vestibulando.

Paixão, GP, 10 / 12 / 2009
A charge do Paixão, sem frase alguma, diz muito sobre o tema – um modo inteligente de criticar, evidenciar contradições e ressaltar acontecimentos de interesse coletivo através dos traços, cores e sugestões aos sentidos

Quem não gosta de tirinhas e charges? – Pouquíssimos estudantes não apreciam as orientações para ler melhor as tirinhas e as charges – textos essencialmente objetivos e reveladores da opinião dos seus autores. Dê uma olhada, prezado leitor, na charge do Tiago Recchia; ela saiu hoje na Gazeta e ilumina a postagem do autor no blog, que coloca a bola rolando no campo da tela do monitor dos leitores. Veja a maestria da conjugação que ele faz com a informação, repasse dos fatos e ainda apontamentos de crítica. É um texto de opinião, feito com traços e calculado colorido. Mãos abençoadas, sem dúvida!

Tiago Recchia       Arquivo GP / 2009
Fatos recentes estão sempre na mira de de quem faz da charge a expressão vivaz da notícia, da atitude e da repercussão obtida – e o Tiago Recchia é um exemplo de engajamento talentoso na vida

Aprecie o que o Paixão oferece hoje ao leitores; a charge calculadamente bem feita está sempre ao lado de um dos editoriais da Gazeta do Povo , o que significa um emparelhamento ao noticiado – e simboliza a postura crítica do veículo. Fique atento aos desdobramentos informativos com este tipo de apoio para analisar notícias em cima do lance, vestibulando. Charges do Jean e do Angeli também costumam ser presenças nobres ao lado dos editoriais da Folha e nas provas de redação dos vestibulares, inclusive nos da UFPR. Vá por mim.

Benett                      GP, 25 / 11 / 2009
Você já pensou em quantos temas estão presentes nas tirinhas do Benett?

Adoro as tirinhas e charges do Benett – e você? É oportuno contar ao leitor de que o Benett ainda nem era o meu parceiro de livro (ainda nos arremates finais!) quando avistei, em 2003, no antigo Caderno do Estudante, hoje Vestibular, uma tira afiada sobre vestibulandos. O Bagaço era uma graça! – e foi uma paixão imediata. Meus alunos sorriam bastante quando eu lhes oferecia as reproduções xerocopiadas das tiras; elas azucrinavam a paciência e a neura dos que aspiram uma vaga nos cursos mais concorridos nas universidades. Comecei a recortar com paciência franciscana as tirinhas, as charges e os artigos que aqui e ali ele escrevia para firmar um desejo de parceria – até que criei coragem e marquei um encontro com o autor do Punkadinha e de outros personagens que chocam, aproximam e fidelizam o interlocutor do Benett. No encontro, um almoço cheio de risadas, simpatia mútua e promessa de parceria. Tenho certeza de que os leitores do nosso livro encontrarão o humor da mais alta virtude e as melhores dicas para elaborar redações, não apenas para o vestibular, mas para a vida toda.

Vá abrindo os links! – Por uma questão de tempo (tenho agora muitas correções de redações para fazer!) indico o link para as charges e tirinhas da GP; sugiro que o vestibulando ou o leitor interessado no assunto visualize o maior número delas. Busque por autoria e transforme o tempo gasto nessa aventura digital em divertidos momentos com humor inteligente no portal RPC.

Quer dicas certeiras para melhor analisar as tirinhas e charges? Vamos lá!


> Comece revendo a maior parte das charges; indico as da GP por uma questão de facilidade para apontar o link, mas você poderá avançar e apreciar, por exemplo, as do Angeli, entre outros costumeiramente presentes nas provas – e se for assinante da Folha de S.Paulo reveja a página mais divertida do caderno Ilustrada: a das tirinhas.

> Atente invariavelmente à autoria, ao veículo e data da publicação. Observe ao lado; veja que é mais uma das inteligentes sacadas do Pancho, publicadas diariamente na Gazeta do Povo.

> Identifique o tema presente e faça um cruzamento das informações; atenção às referências diretas ou não aos fatos do cotidiano, uma vez que as propostas sempre estabelecem uma costura entre uma notícia, tendência ou crítica com a charge ou tirinha selecionada.

Fique atento à linguagem não verbal; muitas vezes não há frase alguma, mas a tira e a charge dizem muuuuuito; é importante saber ler nas entrelinhas, o que se obtém cancha depois de muito treinar para interpretar, sem neuras, despido de preconceitos e mirando a idéia, a opinião ali presente naquela composição que articula um tema, traços, cores e sequências narrativas.

Sugestão: mais HQs na escola! – Divirta-se com tirinhas e charges diariamente. Gosto muito dessa onda de transformar contos, romances e temas em livros com tirinhas; muita gente começou a ler com gibis e não parou mais. Aconselho aos pais jovens e professores iniciantes: nunca deixem de colocar um gibi nas mãos de uma criança, porque ela avistará um mundo de novidades, interpelações temáticas e aprenderá a sorrir enquanto lê. Tenho certeza de que se tornará um jovem e um adulto bem mais divertido, com humor inteligente e, sobretudo crítico, uma vez que os mestres desse gênero oferecem aulas de risada e afiada leitura atemporal das informações e fatos que acontecem na vida afora.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]