• Carregando...

Você sabe ler infográficos?

De uns tempos para cá a infografia passou a ocupar um lugar privilegiado nos jornais e revistas, além de ser uma ferramenta preciosa nos textos acadêmicos – e se você nem dá a mínima para essas representações visuais de farta informação está perdendo tempo. Os infográficos costumam aparecer frequentemente nas provas dos concursos em geral e também nas dos escolares até do ensino fundamental.

Minha filha, da 7ª série, recebeu a última prova de Matemática – sabe o que errou? A interpretação de um infográfico!
Essa modalidade de texto chegou para ficar. Não duvide disso! São os infográficos que animam a leitura de muita coisa boa que existe por ai na imprensa e na blogosfera; alguns são interativos e fazem com que o leitor na internet clique no botão – e a partir daí entre em outras páginas, estabelecendo essa conexão infindável com a leitura e as suas mais diversas conjugações.

Preste atenção!

> Já reparou como o jornalismo tem se apoiado na infografia para mostrar um fato e as suas conseqüências com maior poder descritivo? Pois é ai que mora a grande vantagem dessa ferramenta. Ícones tais como mapas, figuras, gráficos, dados percentuais e outros atrativos visuais em preto e branco ou coloridos fazem um grande favor à disseminação da leitura: fisgam o leitor com aqueles atrativos dinâmicos e lhe aumentam o grau de informação!

> O leitor de hoje, sempre ávido pela objetividade, exige material de fácil leitura e que num relance possa interpretar as informações veiculadas pela mídia. Pois os infográficos oferecem isso – e cada vez mais acontece essa aproximação desse leitor com os jornais e revistas através desses atrativos visuais. Eles nos trazem, a cada edição, as informações compactadas – e que num jogo rápido nos permitem ler e interagir com o texto.

> Quer um exemplo?Confira na Gazeta do Povo, edição desta quinta, 20/9, no Caderno Brasil, o infográfico, feito pelo Matias. O texto “Seis milhoes saem da linha da miséria ” ganha maior dinamismo. Duvida? Pois tente retirar da reportagem o infográfico que analisa o resultado. Texto e imagem fazem um casamento perfeito, indiscutivelmente. Agora imagine esse mesmo infográfico colorido e com fartura de imagens? Certamente arrasaria aos olhos do leitor.

O que é necessário para ler infográficos?

Interpretar dados informativos

É preciso boa leitura e esta requer atenção aos detalhes, às minúcias do que se lê. No caso dos infográficos que aliam ao texto uma série de atrativos visuais é preciso ser um leitor extremamente observador. Minha filha desconsiderou detalhes e “dançou” na questão, que valia preciosos décimos da nota.

Atenção ao título, ao tema e a fonte das informações

Atentar a esses elementos é prioritário, eles são vitais para interpretar infográficos – e, no caso dos estudantes que devem resumi-los em proposta de análise nos exercícios ou provas são procedimentos básicos, sem os quais não farão nada, só chute e enrolação.

Comparar dados, identificar prioridades e estabelecer leitura crítica

Quem faz o trajeto acima mostra que sabe interpretar dados. Muita gente faz apenas leitura descritiva, mas esquece de analisar e mostrar as inferências obtidas. Para fazê-la sugiro cruzar os dados vertical e horizontalmente, sem esquecer do detalhe básico: o tema do infográfico.

Quer fazer um exercício?

Aproveite as instruções anteriores e faça um resumo do infográfico – e se estiver disposto use os 500 caracteres do espaço destinado aos comentários dos leitores para enviar essa síntese para mim. Prometo comentar todos que chegarem.

Um acréscimo: leia o que recomenda o G1

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]