• Carregando...
Prefeitura de Ibitinga restaura fonte e vira piada nacional
| Foto:
Foto do antes e do depois da fonte da praça Rui Barbosa de Ibitinga

(FOTO: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga)

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga até tentou se explicar (num comunicado em que basicamente diz ao público que o “choro é livre”).

Mas a irresponsabilidade com o patrimônio histórico não perdoa, mesmo que esse patrimônio não tenha sido oficilmente tombado, como foi o caso.

Sobretudo, a internet não perdoa.

(parece brincadeira, mas Curitiba está fazendo pior com seu patrimônio)

A fonte de 1917 está na Praça Rui Barbosa da cidade paulista, que se encontrava, segundo explicou a prefeitura no Facebook, abandonada. O encanamento do chafariz estava entupido, furado ou coisa assim.

Agora está, ó: joia.

Aparentemente, não perguntaram a nenhum arquiteto, urbanista, restaurador ou artista o que fazer com a fonte para que ela voltasse a ter o brilho de outrora.

Agora, os leões parecem ter saído de algum desenho animado. Corpos alaranjados, jubas marrons e narizes pretos. Entre outros comentários que viralizaram na internet, falam que a fonte é da porquinha Pepa. As cores originais são coisas do passado e tudo foi ladrilhado como a melhor lanchonete da esquina.

A primeira ideia que vem à cabeça das pessoas é a restauração feita na Espanha a um afresco por uma senhora bem intencionada, mas desastrada.

Algumas sugestões, caso a prefeitura tenha esquecido: usar quissuco no lugar de água, incluir hidromassagem e, claro, luzes led piscantes para cromoterapia, oferecendo essa forma de medicina alternativa à população.

Espero que se tire muito sarro dessa gestão e que ela seja sempre lembrada por causa dessa obra.

Fica assim a lembrança de que com o patrimônio público, principalmente o patrimônio histórico, não se brinca: cabe valorizar o trabalho artístico do passado contratando artistas do presente para fazer as coisas direito.

Mas esse descaso com os artistas do presente não é privilégio de Ibitinga. Basta olhar o orçamento que cada município e estado do Brasil destina para artes e cultura.

Não vou ficar admirado se a fonte de Ibitinga virar tendência nos próximos anos nas praças por aí.

Acredito, no entanto, que nenhum grande estrago foi feito – a estrutura está preservada – e será fácil recuperar as cores originais do projeto. A internet às vezes (sempre?) exagera.

De qualquer maneira, leia a íntegra das explicações da prefeitura:

A ‘Praça Rui Barbosa’, localizada na área central da cidade estava em péssimo estado de conservação.

O chafariz estava com a parte hidráulica depauperada, com a parte elétrica inexistente e a fonte não funcionava há anos, em todo este tempo limitou-se apenas a aplicar camadas e camadas de tintas, deformando a escultura original, sem a preocupação de colocá-la em funcionamento.

Esta administração preocupou-se em revitalizar, não apenas o chafariz, mas toda a praça, construindo novos sanitários, promovendo o plantio de mudas e recuperando a pintura de todas as construções ali existentes, atendendo aos anseios da população.

Em relação a fonte recuperamos toda a parte hidráulica e elétrica; o guarda corpo que estava totalmente danificado, com pichações e que, por ser baixo era fonte de risco para as crianças; fizemos a impermeabilização e o assentamento de pastilha.

De se esclarecer que a parte central do chafariz, onde estão os leões, não teve a sua estrutura alterada foi limpada e repintada, sendo preservada integralmente.

O local não é tombado como patrimônio histórico, mas nos preocupamos em deixá-lo em estado que dê para ser utilizado pela população, pelas famílias e pelos turistas, devolvendo ao povo, este importante patrimônio que estava completamente abandonado.

Quanto aos comentários na rede social nosso posicionamento é que vivemos em um estado democrático, onde é livre a manifestação de pensamento e ficamos felizes por receber opiniões diversas, umas com fundamentos, outras com total desconhecimento dos serviços realizados, sendo que a maioria dos comentários são de pessoas de fora de Ibitinga, e respeitamos todas as opiniões.

Vai aqui o convite para que quem não conhece venha até a nossa Estância Turística, a ‘Capital Nacional do Bordado’.

Gostou deste post?

Então assine minha newsletter.

Me siga no Facebook.

Me siga no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]