• Carregando...
AFTAS APÓS A INSTALAÇÃO DE APARELHOS ORTODÔNTICOS!
| Foto:

Toda pessoa que opta pelo aparelho ortodôntico fixo para corrigir a deformação das arcadas dentárias e as bases ósseas, em algum período do tratamento, se depara com o incômodo das lesões bucais, como as aftas.

Os braquetes, os fios e as bandas ortodônticas, uma vez instalados nos dentes, promovem invariavelmente microtraumatismos nos lábios, bochechas e margens linguais laterais. (locais com revestimento epitelial paraqueratinizado).

Essa multiplicidade e continuidade de microtraumatismos sobre uma mucosa bucal delicada, em um organismo com propensão a ter aftas bucais por fatores hereditários, bacterianos e auto-imunes, explica porque isso ocorre em alguns pacientes algumas semanas após a instalação de aparelhos ortodônticos.

O tempo que dura esse incômodo, varia de pessoa para pessoa, mas, geralmente o incômodo é suportável e dura em média de um a dois meses.

As aftas bucais após a instalação de aparelhos ortodônticos não decorrem de fatores alérgicos, não representam hipersensibilidade a componentes dos braquetes, fios e bandas. Uma vez transcorridas algumas semanas de uso do aparelho, haverá uma adaptação estrutural da mucosa bucal, que aumentará a espessura epitelial e a sua queratinização. As aftas diminuirão e até podem desaparecer por completo após esse período de adaptação.

Algumas dicas de como evitar os microtraumatismos durante o tratamento ortodôntico são:

1) Sempre se certificar antes de sair do consultório do dentista que não há nada lhe machucando. Um atrito com qualquer arame do aparelho ortodôntico poderia gerar uma afta dolorosa.

2) Vá ao dentista com frequência e tenha sempre cera para aparelhos à mão. O uso da cera funcionará como uma proteção impedindo o atrito entre os braquetes (pecinhas) com a mucosa bucal.

3) Cuidados com a dieta alimentar. Evite alimentos perfurantes, como abacaxi, cascas de pão, pipoca e outros. Alimentos muito ácidos ou adstringentes podem alargar os microtraumatismos na mucosa bucal.

4) A higiene bucal é muito importante. Evite o contato das cerdas e movimentos bruscos com as escovas sobre a mucosa bucal.

5) uso de protetores bucais sobre os braquetes , fios e bandas para evitar mordidas ao dormir, durante o apertamento bucal e o bruxismo;

6) Caso ocorra aparecimento de aftas bucais mais freqüentes ou numerosas, ideal é consultar um médico para avaliar a possibilidade de estar com anemia. Em geral, quando o quadro de aftas está associado ao de anemia, a correção do problema hematológico melhora considerável, ou totalmente, o quadro bucal.

7) Fumante está mais propenso às aftas bucais.

8) Solicite ao seu dentista um medicamento para amenizar esse incômodo, geralmente corticóides na forma de gel. Importante antes de aplicar o medicamento, limpar delicadamente o leito amarelado ou brancacento da afta com cotonete umedecido em água oxigenada bem diluída ou em soro fisiológico, ou até em água. Esta pseudomembrana representa um obstáculo à penetração medicamentosa, mas nem sempre está presente.

Importante sempre consultar um especialista!!!

http://slmandic.edu.br/

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]