*

Enkontra.com
Blog Palpite de Alice

Cartão de Crédito: Amigo ou Inimigo?

Esse é sempre um assunto controverso e polêmico, será que o cartão de crédito mais ajuda ou atrapalha? É uma forma de ter controle financeiro ou gerar um grande desequilíbrio nas contas?

Ele pode ser os dois, dependendo da maneira que você o utiliza. Se você é uma pessoa equilibrada, não tem grandes problemas com consumismo e impulsividade, se tem metas e objetivos bem claros, então o cartão pode ser seu aliado.

(crédito: VisualHunt)

(crédito: VisualHunt)

O crédito facilita a compra de objetos um pouco mais caros e que se forem pagos à vista, impactam bastante no orçamento do mês. Se você souber o que precisará comprar ou trocar nos próximos meses, se deseja fazer uma viagem, poderá pesquisar e até mesmo conseguir uma boa negociação utilizando o crédito. Se bem planejado, poderá aproveitar muito bem as vantagens de parcelar suas compras.

Agora, se você não tem muito controle, se está sempre endividada, com o limite do cartão tomado, sinto te contar. O cartão não é seu amigo! E o pior de tudo, a culpa é sua, que não soube manter o controle e aprender a lidar com ele. Se você é impulsiva, não sabe o quanto tem de limite disponível, não sabe o quanto já gastou e muito menos quais faturas tem parceladas no cartão, como espera que ele te trate bem? Como espera ter uma vida próspera se ao invés de utilizar o cartão para te auxiliar no dia a dia, você o utiliza como uma arma, saindo atirando para tudo que vê pela frente?

O que é preciso saber é que o cartão de crédito não é uma bonificação, um extra, um dinheiro a mais além de seus ganhos. Ele é uma forma de empréstimo com menos burocracia. Cada vez que você passa o cartão, não está comprando algo, está contraindo uma dívida.

Seja você uma pessoa controlada ou não, o que aconselho que você faça ainda hoje é: conheça os seus gastos! Saiba tudo que parcelou, quanto tem de limite, as compras que estão acabando, enfim, saibam tudo sobre seu cartão. Depois dessa análise profunda, reflita se você está tratando bem o seu cartão e suas finanças.

Antes de coçar o dedo e você passar o seu cartão na próxima loja, reflita, eu preciso comprar isso? Eu posso pagar por isso? Eu preciso comprar agora?

Acredite, essas três perguntinhas vão te salvar de muita enrascada e fortalecer seus laços de amizade com o cartão de crédito.