• Carregando...
COMO SABER SE A MINHA ANSIEDADE É PATOLÓGICA OU NÃO?
| Foto:

A ansiedade, em essência, não é algo ruim a nossa saúde. Se bem controlada e direcionada, ela pode servir como uma grande aliada aos nossos objetivos. Uma vez que mobiliza o nosso corpo para a ação, a ansiedade ativa o Sistema Nervoso Simpático, liberando adrenalina e uma série de hormônios que facilitam o nosso corpo agir, rapidamente.

Visualhunt

Visto que a ansiedade está diretamente ligada na relação Corpo e Mente, quando excede o limite e chega à perda de controle, ela atinge um aspecto patológico.

De acordo com o Código Internacional de Doenças (CID) adotado no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – no objetivo de classificar os transtornos mentais e facilitar a comunicação entre médicos, psicólogos, psiquiatras, etc. – os Transtornos relacionados à ansiedade são classificados em diversas submodalidades, como por exemplo: Transtorno de Pânico (F.41.0), Ansiedade Generalizada (F.41.1), Transtorno Misto Ansioso e Depressivo (41.2), Transtorno Fóbico Ansiosos não especificados (F.40.9), Transtorno Obsessivo Compulsivo (F.42), entre outros. Atualmente, a CID-10 constitui-se na principal ferramenta para aumentar a precisão diagnóstica e poder definir o tratamento mais adequado em cada caso.

Quando se fala em transtornos de ansiedade, os sintomas podem ser variáveis (tanto físicos como psicológicos). No entanto, pode-se dizer que os mais comuns, são: aumento da pressão; ritmo de respiração alterado; metabolismo e ritmo cardíaco mais intenso; dor ou aperto no peito e palpitações no coração; tremor; agitação; balanço das pernas e dos braços; nervosismo; preocupação; dificuldade de concentração; descontrole sobre os próprios pensamentos; medo constante; sensação de que algo ruim vai acontecer, entre outros. Nesse caso, caso o ideal é procurar ajuda de um profissional capacitado como psicólogo e médico psiquiatra.

A Terapia Cognitiva Comportamental e a EMDR são terapias muito indicadas no tratamento do controle da ansiedade, uma vez que facilitam na cura de traumas e no desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Isabella Kobbaz
Psicóloga CRP: 08.22248

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]