• Carregando...
Correr envelhece? Cai o bumbum?
| Foto:

Ao final do evento realizado pelo Clube da Alice recentemente, a Corrida das Alices no Parque Barigui, ouvi de uma amiga, também Alice, um velho mito sobre correr: A corrida envelhece e cai o bumbum!

Isso não passa de um grande equívoco!

Comecei, então, a escrever sobre os radicais livres produzidos através de atividade física intensa,de que tanto se fala, pois em excesso são responsáveis pelo nosso envelhecimento que assola nossos dias e noites de preocupação.

Sim! Dias e noites porque durante o dia você não pode se estressar, não pode comer gordura saturada, tem que comer verdura e isso e aquilo …e à noite tem que descansar bastante pra poder recuperar os radicais que foram liberados e poder correr literalmente atrás do prejuízo do dia mas, isso todo mundo já sabe…é só dar um “google” e pronto! Você já tem um dia todo falando sobre o envelhecimento através da liberação de radicais livre e dieta antioxidante e muito mais.

Daí, pensei: “Bem, estou aqui para dar palpites, certo?” Então, nada melhor do que você falar sobre suas próprias experiências, certo?

Vamos lá! Mas já adianto: Se você quer ouvir uma historia bonita e fácil…hummm, não foi, não.

Foto – arquivo pessoal

O fato de eu ter praticado quase 18 anos de ciclismo quando resolvi virar “homus erectus” não me ajudou em nada e, pasmem, até me atrapalhou. Sim, homus erectus. Imaginem quase uma vida toda sentada curvada encima de uma bike! A minha musculatura era toda desenhada para tal função, havia encurtamentos justamente nos músculos de extensão de perna e quadril e olha:

isso dói!

No começo, eu não conseguia correr nem um mísero quilometro e, extremamente competitiva e com a auto cobrança peculiar de uma atleta, eu confesso que ficava mesmo é muito brava. Me ajudaram muito meu ex técnico e o meu fisioterapeuta que me acalmaram, explicando que realmente para mim era mais difícil do que para uma pessoa sedentária esta mutação.

Eu morava em uma região da cidade em que só havia subidas. Então, pegava o carro, dirigia até o parque, corria, entrava no carro, voltava pra casa e…quem disse que eu conseguia sair do carro? Iliopsoas – Nunca mais na vida vou esquecer o nome deste músculo.

Cheguei a queimar a pele das canelas com compressas de gelo para aliviar as dores. Mas isso logo passou! Ah! Dois anos apenas e ufa, enfim, a coisa começou a fluir e eu finalmente pude vivenciar o que tanto ouvia dos amigos triatletas e corredores: o prazer em correr!

A corrida não envelhece o corpo; preocupar-se envelhece! Se você corre ou faz qualquer outra atividade que libere endorfina, te garanto: você vai achar que algumas coisinhas que te preocupavam na vida, não passam de bobagens. Se você pratica algum esporte, traça objetivos pessoais, metas, e os alcança, posso te assegurar – autoestima. E com autoestima a vida fica, pelo menos, mais fácil.

A corrida não envelhece a pele; não usar protetor solar é que envelhece.

Não faz com que os peitos caiam! Eles caem de qualquer jeito, com ou sem correr! O que pode acontecer é que, se você está com a autoestima elevada, você pode estar desempenhando melhor seu trabalho; sua memória está ativa; criatividade a mil e…quem sabe isso seja revertido em dinheiro e o dinheiro compra quase tudo na vida, inclusive peitos!

E o famoso bum bum que cai… Não! Não! A corrida não faz o bum bum cair, assim como os peitos… Somos animais corredores, sabiam? Os seres humanos são considerados animais corredores. O glúteo ficou maior e mais forte em nossa espécie para nos permitir correr. É ele um dos responsáveis por manter o nosso corpo ereto durante o movimento. Então, colocando de uma forma simplificada: quanto melhor o glúteo, melhor o corredor.

Óbvio que, dos três esportes, o que eu mais gosto é o ciclismo mas a corrida nos traz alguns benefícios logísticos para necessidade da praticidade nesta nossa vida atual. Você joga dentro do carro um par de tênis, um boné, uns óculos e gasta 30 minutinhos para deixar o seu corpo mais saudável e bonito, sua mente mais relaxada e os seus dias mais alegres.

É isso! Não se preocupe em envelhecer por causa da corrida!

A atividade física, intensa ou não, só traz energia, resistência e melhora o condicionamento cardíaco e imunológico. Além disso, ajuda a prevenir doenças como hipertensão, osteoporose e depressão.

Procure um bom professor de Educação Física para montar seus treinos e tenha disposição. Os nutricionistas estão ai para você se alimentar corretamente. Tome cuidado com o sol e descanse.

Na minha próxima matéria sobre este assunto, corrida, vou falar sobre os benefícios da corrida na tpm e para a gestação: são fantásticos! Não vejo a hora de compartilhar estes palpites com vocês, Alices.

Por Cynthia Duarte – Triatleta e ex-ciclista profissional

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]