• Carregando...
DIÁRIO DE UMA TRIATLETA – O surgimento do triathlon.
| Foto:

O Triathlon surgiu em San Diego no estado da Califórnia nos Estados Unidos da América no ano de 1974 em um clube de atletismo que, ao dar férias aos seus atletas passava planilha de treinamentos na qual constavam, principalmente, exercícios de natação e ciclismo para que os atletas “descansassem” um pouco dos treinos e competições de atletismo.

Ao voltar das férias, os treinadores faziam testes com seus atletas, para saberem se realmente eles tinham cumprido a planilha.

Estes atletas teriam que nadar quinhentos metros na piscina do clube, pedalar doze quilômetros em condomínio fechado e, finalmente correr cinco quilômetros na pista de atletismo. Os atletas gostaram tanto da “brincadeira” que pediram para os treinadores que “repetirem a dose” nas férias seguintes – porém – convidando os ilustres guarda-vidas de San Diego para um desafio, já que estes eram “os caras” do verão e praticamente imbatíveis.

A prova contou com cinquenta e cinco participantes e os atletas levaram nítida vantagem sobre os guarda-vidas. Para as férias seguintes, em 1976, os guarda-vidas propuseram algumas modificações: A natação seria no mar e com aproximadamente 700 metros, ciclismo na avenida da praia e arredores com 15 quilômetros de distância e corrida de cross country de 4.500 metros.

Neste evento participaram 95 pessoas e gostaram tanto da disputa que no mesmo ano a repetiram por mais três vezes. Assim surgiu o Triathlon que passou por várias modificações até a forma olímpica atual. Natação de 1.500 metros, ciclismo de 40 quilômetros e corrida de 10 quilômetros. Estas distâncias foram idealizadas em 1982 visando que o esporte fosse de demonstração nas Olimpíadas de Los Angeles 1984. Mas que por motivos políticos esta estreia em Jogos Olímpicos teve que aguardar mais 16 longos anos para então acontecer em Sydney no ano de 2000.

Erradamente contam que o Triathlon surgiu no Hawai. Na realidade, no Hawai foi dado início ao Iron Man, uma das provas mais extenuantes do planeta e que apresentou definitivamente para o mundo este esporte maravilhoso. O Iron Man tem as distâncias de 3.800 metros de natação, 180 quilômetros  de ciclismo e 42 quilômetros de corrida.

O Iron Man que  sem dúvidas é uma referência para o Triathlon, começou depois de um desafio em meio a discussão casual, junto a mesa de bar, em um clube de Waikiki, em outubro de 1977.

A dúvida era definir qual a prova mais exaustiva e quais os atletas mais bem preparados. Seriam os nadadores da travessia de Kailua totalizando 3.800 metros? Seriam os ciclistas que percorriam 180 quilômetros da volta ciclística de Oahu? Ou os corredores que faziam os 42.195 metros da Maratona Olímpica do Hawai?

No auge da discussão o ex-oficial da Marinha Americana  John Collins sugeriu uma prova onde se reuniria – consecutivamente e sem intervalos – as três modalidades e quem as concluíssem em menor tempo seria realmente um super atleta, um homem de ferro, um “IRON MAN”.

No mês de fevereiro de 1978 foi realizado o primeiro Iron Man do Hawai com participação de 15 atletas e vencido por um motorista de táxi chamado John Haley.

Anualmente no mês de outubro mais de 3.000 atletas procuram superar este desafio no Hawai.

Fonte: Confederação Brasileira de Triathlon.

Este é o Diário de uma triatleta rumo ao SESC Triatlhon de Caiobá – Categoria distância “short” – Nada 750 metros, pedala 20 quilômetros e corre mais 5 quilômetros.

Sou Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente tentando a voltar a ser uma triatleta amadora.

Facebook Fanpage –  https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

 

 

 

 


 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]