• Carregando...
Estresse X Bruxismo
| Foto:

Problema com a saúde bucal pode ter relação com os hábitos impostos pela vida moderna. Eventualmente as pessoas estão cada vez mais estressadas ou ansiosas por alguma coisa.


Uma boa noite de sono pode resolver este problema, por isso, algumas pessoas aproveitam para descansar após o dia corrido de trabalho, para alguns isso pode até resolver, mas outros o sofrimento pode vir quando tentam ter uma noite tranquila.
O bruxismo é o hábito de pressionar e ranger os dentes durante o sono, produzindo ou não sons. Presente em adultos e crianças, o distúrbio normalmente acompanha a pessoa por toda a vida, já que o sucesso do tratamento depende essencialmente da resolução de questões emocionais.
O bruxismo é um problema dental perigoso que pode não apenas desgastar os dentes, mas também torná-los mais sensíveis ou frouxos ou mesmo fraturá-los.
Além das superfícies dentais desgastadas, os sintomas podem incluir :
Dor no maxilar
Dor generalizada na face
Dor de cabeça
Dor de ouvido
Perturbações no sono
Tensão e rigidez nos ombros
Alta sensibilidade nos dentes
Pesquisadores alemães, estudaram um grupo de pacientes para ver se o bruxismo durante o sono estava relacionado como o estresse. E concluíram que os participantes com alta rotatividade de bruxismo durante o sono, tendem a se sentir mais estressados no trabalho e na vida diária.
No consultório do dentista, o método usado para tratar o bruxismo é o encaixe de placas de acrílico na arcada dental, especialmente durante a noite. Estas placas ajudam a distribuir a força muscular em todos os dentes. Por último, o dentista pode fazer um ajuste fino do fechamento da boca através de seus instrumentos odontológicos de corte. Este procedimento é seguro e indolor ao paciente e rapidamente leva a um alívio do sintoma.
Também, o acompanhamento psicológico, junto ao tratamento com o dentista, pode ajudar na cura do bruxismo, uma vez que a psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao problema. Para diminuir a tensão, é indicado praticar esportes, ioga e fazer exercícios de relaxamento.

Boa sorte!

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]