• Carregando...

Muito se fala sobre qual a época correta para se fazer uma tatuagem. Seria o verão, ou seria o inverno? Inúmeros estúdios de tatuagem gostam de indicar o inverno como sendo a época mais propícia a se tatuar, vou explicar o porquê.

Quando é feita uma tatuagem a agulha ultrapassa a epiderme(camada mais superficial da pele) e deposita o pigmento na derme fazendo com que ele fique permanente, pois na derme não há grande renovação celular. Porém, a epiderme, nossa última camada de proteção da pele, é a que fica mais exposta; e nessa camada acontecem dois efeitos: a formação da melanina ( que nos designa a coloração da pele)  e a mais constante renovação celular. Essa é a área mais afetada pelo sol.

(foto: Ana Sódio)

Quando recém fazemos uma tatuagem não se pode expor a área tatuada ao sol. Justamente pelo fato de nossa camada epidermal ainda estar aberta devido às inúmeras agulhadas para realizar o procedimento. Depois de cicatrizada a tatuagem não pode tomar sol devido aos contínuos raios UV (radiação ultra-violeta) que são emitidos pelo sol, que agem diretamente na camada epidermal e dermal, queimando não só a melanina do nosso corpo (que nos faz ter aquele bronzeadinho) como também queimando o pigmeto inserido na derme. Isso faz com que sua coloração algumas vezes mude e também danifica gradativamente sua forma.

Portanto, o ideal é evitar pelo menos 30 dias de sol logo que se faz uma tatuagem, não sendo recomendado a ida a piscina e mar por esse período justamente pelo poro ainda estar aberto; o que além de danificar o pigmento pode acarretar em uma inflamação ou infecção devido a grande quantidade de bactérias que existem na água do mar e da piscina.

(foto: Ana Sódio)

O uso do protetor solar só é permitido em cima de uma tatuagem  após 10 a 15 dias da realização do procedimento; nesse meio tempo só é necessária a pomada cicatrizante descrita pelo seu tatuador (a). Mas manter o uso do protetor solar após esse período é essencial para que não haja danos a sua tatuagem. Após a cicatrização, no inverno ou no verão, o protetor solar deve ser seu amigo.

Então pessoal, ouçam os profissionais da tatuagem, pois quando eles dizem que o inverno é a melhor época para se tatuar, com toda certeza é porque se preocupam com sua saúde.

E o que é mais gratificante que poder fazer sua tatuagem, cuidar dela sem riscos de danos devido ao sol e ainda poder conversar com seu tatuador tomando uma bela xícara de chocolate quente?! Então bora aproveitar esse friozinho para se tatuar, e no verão poder mostrar a todos uma tatuagem linda, bem cicatrizada e de cair o queixo. Claro sem esquecer do uso do protetor solar de maior fator.

Terça que vem trarei uma entrevista sensacional com uma tatuadora que esta dando o que falar com suas tatuagens belíssimas e cheias de charme. Fiquem ligadas!

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]