• Carregando...
Harmonia: A Gênia da Lâmpada!
| Foto:

Você já deve ter se perguntado em algum momento da vida porque algumas pessoas facilmente conseguem o que querem enquanto outras enfrentam uma enorme dificuldade para (ao menos) se aproximarem do que querem.

Muito simples, existem duas formas de comunicação dentro de nós seres humanos: a comunicação Consciente e a comunicação Inconsciente. Muitas pessoas dizem querer coisas que o seu Consciente deseja, porém, que não estão alinhadas com o seu Inconsciente. Ou seja, o seu Consciente quer e o Inconsciente não quer por alguma razão (medo, conflito, insegurança, etc…). A questão é: se o que você deseja não estiver em comum acordo entre ambos, a coisa não acontece e nem irá acontecer.

Em PNL, existe um conceito chamado Ecologia que muito auxilia na verificação desta relação. O termo Ecologia se refere à harmonia que existe entre os seres vivos e o meio ambiente, na Programação Neurolinguística, se refere à harmonia que existe entre Consciente e Inconsciente.

Para que a harmonia aconteça é necessário verificar o que está incongruente nesta relação, e assim alinhar os pensamentos e comportamentos de ambos para que favoreçam um ao outro. O segredinho é que para obter a mudança desejada, dependemos principalmente da qualidade da verificação da Ecologia que fazemos – ou seja, das perguntas feitas ao Consciente e ao Inconsciente a fim de verificar o quanto o Inconsciente é favorável à mudança. Muitas vezes, desejamos CONSCIENTEMENTE algo, mas quando nos voltamos para dentro, entendemos o porquê não conseguimos.
E aqui, vou deixar algumas perguntas básicas que auxiliam esta verificação.

“Tem algum problema ou dificuldade que pode surgir se eu conseguir o que desejo?”
“Me sentirei completamente seguro e feliz quando eu conquistar este objetivo?”
“Se eu entrar em contato comigo, tem alguma parte em mim que sente medo em relação a este objetivo?”
“O que eu quero é benéfico às pessoas importantes para mim? E para o mundo?”

Ao refletir em perguntas como essas obtemos a oportunidade de identificar o motivo que nos impede de atingir o resultado que queremos, seja ele um conflito ou um medo, consciente ou inconscientemente. Nossos resultados dependem profundamente deste levantamento de informações, pois chegar ou não onde deseja depende do quanto nosso inconsciente é favorável à mudança. Afinal de contas, nosso Inconsciente preza pela nossa segurança – e é aí onde mora o cerne da questão a ser trabalhada.

Todos nós temos exatamente o que merecemos e desejamos, ainda que o nosso Consciente diga o contrário. Portanto, podemos dizer que se uma pessoa conseguiu o que deseja, é porque o seu objetivo foi ecológico, ou seja, saudável a ele.

Desejo uma excelente semana a todos, com pitadinhas de Psicologia!

Psicóloga Isabella Kobbaz
CRP: 08.22248

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]