• Carregando...
Importância do Exame Radiográfico.
| Foto:

 

Tomografia Computadorizada é um método de exame radiográfico que consiste na aquisição volumétrica de imagens de tecido duros e moles e, que possibilita a interpretação tridimensional da região de interesse por meio de conjuntos de cortes, eliminando a sobreposição destas imagens. É um método considerado rápido, simples e indolor, sendo apontado como uma das técnicas radiológicas mais confiáveis.
Existem dois métodos principais na radiologia odontológica: a radiografia periapical e a radiografia panorâmica. Os métodos são muito utilizados. O único problema é que as imagens são visualizadas em um único plano, sobrepondo estruturas.
A Tomografia Computadorizada por feixes cônicos (Cone Beam), éo método mais amplamente utilizado na odontologia, e possui dentre suas vantagens uma menor dose de radiação e uma qualidade maior de imagem. Disponibiliza imagens tridimensionais, sendo indicada principalmente na implantodontia.
O aparelho de Tomografia Cone Beam, é semelhante ao aparelho de Raios-X panorâmico, o paciente pode ser posicionado sentado, em pé ou em decúbito dorsal (dependendo do aparelho).
É realizado apenas um giro de 360° em torno da cabeça do paciente fazendo a aquisição das imagens a cada 1° grau, após a aquisição das imagens, toda a informação é enviada para um computador. No computador é instalado um software que permite a realização de reconstruções em 2D ou 3D e a retirada de estruturas indesejadas (como a coluna cervical) na imagem, por exemplo. O tempo de exame varia de 10 a 70 segundos e o tempo de exposição vai de 6 a 7 segundos, é um tempo de exposição bem curto.
Segundo o Professor Dr. José Luiz Cintra Junqueira, Presidente da Faculdade São Leopoldo Mandic, que oferece cursos de Odontologia e Medicina, e Coordenador do curso de Especialização em Radiologia – Unidade Curitiba, “ A Tomografia Computadorizada volumétrica, é o que existe de mais moderno em diagnóstico por imagem na odontologia. Oferece imagens com maior detalhamento e nitidez, o que possibilita um diagnóstico mais preciso e seguro para o tratamento do paciente. A obtenção da imagem, é feita de forma rápida, confortável e com baixíssima dose de radiação.”
Existem diversas aplicações do exame na odontologia:
– Localizar elementos dentais inclusos
– Avaliar o grau de reabsorção radicular de dentes adjacentes a caninos retidos
– Avaliar a relação de dentes inclusos com acidentes anatômicos
– Localizar pequenas trincas e fraturas dento-alveolares
– Avaliar fraturas radiculares
– Visualizar tamanho, forma e número de canais radiculares
– Determinar quantidade, qualidade e inclinação do rebordo ósseo alveolar
– Observar anomalias da Articulação Temporomandibular
– Auxiliar no diagnóstico e delimitação das lesões patológicas
– Avaliação de patologias
– Avaliar os seis maxilares
– Observar pacientes portadores de fenda palatina
– Determinar quantidade de osso para tracionamento ortodôntico
– Avaliar relação entre diâmetro das raízes e as tábuas ósseas vestibulares e linguais
– Realizar planejamento cirúrgico virtual

A Faculdade São Leopoldo Mandic – Unidade Curitiba, utiliza o tomógrafo de última  geração, Orthopantomograph OP200 D, não só para os alunos, como para atendimento de toda população.
(41) 30305353
www.slmandic.edu.br

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]