• Carregando...
La Varenne: Gastronomia francesa para aquecer o inverno curitibano
| Foto:

(Foto: Acervo La Varenne)

 

Inspirado pelo histórico e revolucionário Chef francês François Pierre de La Varenne (1615-1678), este restaurante localizado no Pátio Batel serve o melhor da gastronomia francesa, com uma pitada de culinária italiana e jeitinho brasileiro. A sua arquitetura contemporânea enche os olhos dos clientes, que se acomodam em mesas aconchegantes e são acalentados pelo seu atendimento excepcional.

(Foto: Acervo La Varenne)

 

Sou habitué do La Varenne e normalmente peço o meu prato favorito: o mignon ao molho gorgonzola. Porém, esta semana fui surpreendido pelo cardápio especial que os chefs Mayra Batista e Felipe Miyake criaram para o inverno curitibano. Na sugestão dos chefs estão entradas, pratos e sobremesas capazes de nos manter aquecidos até nos dias mais frios.

(Foto: Acervo La Varenne)

 

Na minha opinião o couvert é indispensável, pois nele é servida uma foccacia macia e leve que é difícil de encontrar por aí, além de outras variedades de pãezinhos (mas tenha cautela, eu considero os pratos principais bem servidos). Para acompanhar, não há dúvidas de que eu pediria um bom vinho, indicado pelo sommelier com base na minha escolha dos pratos.

SONY DSC

(Foto: Acervo La Varenne)

SONY DSC

(Foto: Acervo La Varenne)

 

Como entrada, indico o caldo do dia, o gnocchi alla romana e a polenta cremosa com ragu de cordeiro. As opções de caldo do dia variam entre aipim com bacon crocante, alho poró, mandioquinha com camarão, pupunha fresco, pinhão do Paraná, abóbora, e outros. O gnocchi alla romana é feito de sêmola e é incrível, confesso que talvez seja um dos melhores que já comi. A polenta cremosa com ragu de cordeiro, para mim, é o típico prato de inverno, pois aquece e harmoniza com vinho tinto.

(Foto: Acervo La Varenne)

(Foto: Acervo La Varenne)

 

Como prato principal, as duas sugestões dos chefs me agradam muito. A fregula com frutos do mar é uma massa leve, mas o sabor é quente e intenso. O jarret de vitela com risotto de açafrão ao molho rústico também é muito saboroso. Fora da sugestão dos chefs, não deixo de lado o meu prato favorito (conforme citei antes), que é o mignon ao molho de gorgonzola dolce.

(Foto: Acervo La Varenne)

 

As novas sobremesas que são apresentadas no cardápio de inverno são o crème brûllè, o petit gateau de chocolate e o entremet de chocolate, que é uma sobremesa que eu ainda não conhecia e acabei adorando a textura. Não poderia deixar de lado a sobremesa mais clássica do La Varenne: o petit gateau de doce de leite com sorvete de pistache. Vale a pena experimentar!

O chef François Pierre de La Varenne, citado no início do post, revolucionou a cozinha do século XVII, tornando a culinária da Idade Média mais leve e mais natural, com novos ingredientes e experimentos culinários. Eu acredito que o restaurante conseguiu captar esta essência e transmitir em seus pratos, desde a apresentação até o sabor, e também em seu ambiente, que é adornado por obras de arte contemporânea e objetos de design.

O La Varenne oferece cardápio em braile, fica localizado no piso L4 do Pátio Batel (Av Batel, 1868) e serve almoço e jantar todos os dias da semana, com exceção do Domingo, no qual funciona das 12:00 às 17:00. Nas Quartas-feiras não é cobrada a taxa da rolha dos vinhos, ou seja, você pode levar o seu vinho favorito para tomar lá! Após visitar, me conte o que achou da experiência através do meu email, que é lorenzo@lorenzobernardi.com, ou através do meu Instagram, que é @lorenzovbernardi.

Por Lorenzo Bernardi

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]