• Carregando...
LEGADO OLÍMPICO?
| Foto:

Com praticamente toda a mídia brasileira e mundial voltada para o Rio de Janeiro apontando as questões políticas, econômicas e de segurança, confesso que estava preocupada. Como encontraríamos o Rio de Janeiro par a receber esta edição dos Jogos Olímpicos?

Sabe o que encontramos?  O espírito olímpico. O Rio olímpico. A cidade colorida, linda, ensolarada, limpa e em festa recebendo os atletas para suas competições. Atletas circulando pelas ruas, lojas e restaurantes se misturando á população carioca. Torcedores do mundo e do Brasil ansiosos para fazer parte desta festa milenar realizada apenas de quatro em quatro anos.

Fiquei tão envolvida por este espírito que cheguei a me emocionar com a passagem do fogo olímpico na esquina de onde me hospedo. Depois novamente esbarrei com a tocha passando pela praia de Ipanema e por fim chorei com a campeã de vôlei – Izabel – levantando o símbolo olímpico ao lado do Cristo redentor.

O Rio de Janeiro está caracterizado de acordo com a magnitude deste evento. Por toda cidade se encontram muitos espaços chamados de Casas Temáticas Olímpicas. São 52 casas de diferentes países e 25 são abertas ao público. Estas casas oferecem festas e atividades apresentando suas culturas e gastronomias. Prometem comemorar com seus atletas cada medalha conquistada. A proposta é promover o encontro entre os atletas e seus fãs.

Na foto abaixo “pedalei em Copenhagen” na Casa Dinamarquesa onde vivenciei a tecnologia do país carregando a bateria do meu celular da melhor forma possível – pedalando.

*Foto arquivo pessoal

A estruturação dos Jogos Olímpicos poderia ter sido melhor? Claro. Mas sem dúvidas o que foi feito deve melhorar a qualidade de vida do morador do Rio de Janeiro.

Existe um planejamento para que toda esta estrutura seja usada no futuro. Este com certeza será um grande legado mas infelizmente, incerto. Certo é o legado de disciplina, determinação dos atletas e a união entre povos.

Vamos então mudar o olhar para as Olimpíadas no Rio. Vamos torcer, nos emocionar e aprender com o esporte. Vamos aprender e nos espelhar no exemplo de superação destes atletas. Aprender com a doação destes jovens incríveis. Vamos acreditar no futuro da utilização da estrutura construída para os Jogos.

O esporte faz parte da formação da educação dos povos. Os Jogos Olímpicos unem os povos. Vamos nos unir. Somos brasileiros e estamos sediando o maior evento esportivo do mundo.

Obrigada, Rio 2016.

Por Cynthia Duarte

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]