As novas maçãs caramelizadas da Mary Ann Apple Factory
Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
Blog Palpite de Alice

Mary Ann Apple Factory: o nome “maçã do amor” nunca fez tanto sentido

Lorenzo Bernardi Mary Ann Apple Factory Sabores Novos

Lorenzo Bernardi Mary Ann Apple Factory Maçãs

(Fotografia: Lorenzo Bernardi)

A Mary Ann Apple Factory

O casal Mariana Salata e Otávio Posnik descobriram o mundo das maçãs caramelizadas enquanto viajavam pelos Estados Unidos. Quando retornaram ao Brasil, os dois tiveram o que a Mariana chama (em tom de brincadeira) de “crise de abstinência”. Foi então que eles começaram a fazer as maçãs em casa, pois não encontravam nenhum lugar que as vendesse em terras Tupiniquins.

Desde então, o nome “maçã do amor” nunca fez tanto sentido. Os primeiros a experimentarem as maçãs que o casal fazia foram os familiares e amigos, e acredito que todos tiveram a tal “crise de abstinência”, pois a demanda cresceu tanto que há um ano foi criada a primeira loja física da Mary Ann Apple Factory.

Lorenzo Bernardi Mary Ann Apple Factory Fachada

(Fotografia: Lorenzo Bernardi)

A loja parece ter saído de um conto. A entrada é por um gramado verde cercado por flores, onde as pessoas ficam sentadas em toalhas de piquenique. A fachada é verde, decorada com boiseries e um toldo que protege os clientes do Sol e da chuva. São poucas as mesas no interior. As pessoas realmente preferem desfrutar das maçãs na grama. Por dentro a loja é bem rústica e as comidas ficam expostas em redomas em cima do balcão e nas vitrines de madeira, onde ficam expostos todos os sabores de maçãs disponíveis.

Lorenzo Bernardi Mary Ann Apple Factory Decoração

(Fotografia: Lorenzo Bernardi)

As maçãs

As maçãs do amor são feitas com maçãs verdes importadas mergulhadas em caramelo. Só essa parte já faz a maçã ser sensacional, mas não para por aí. Elas recebem várias camadas das mais diversas coberturas, como chocolate, nozes, cookies, marshmallows flambados, farofinha de canela, enfim, para Mariana e Otávio o céu é o limite!

Lorenzo Bernardi Mary Ann Apple Factory Sabores

(Fotografia: Lorenzo Bernardi)

Eu demorei para experimentar essas delícias porque nunca fui fã de maçã do amor, mas quando experimentei pela primeira vez achei incrível e fiquei bastante surpreso, pois o sabor era muito diferente do que eu estava imaginando. Eu pensava que ia me lambuzar inteiro para comer e que uma maçã não poderia me surpreender tanto, mas foi exatamente o contrário. É engraçado como hoje em dia ir na Mary Ann se tornou um ritual sagrado de final de semana para mim. É possível comer lá ou levar para comer em casa. A maçã deve ser servida cortada e abaixo você pode conferir um vídeo de como cortá-la! Quando eu como em casa geralmente pego uma tábua grande de madeira e corto a maçã com a minha faca chef. Para dar certo, a faca tem que estar bem afiada e não pode ser faca serra (nossa amada “serrinha”), se não vai voar cobertura para todos os lados!

Os sabores

Os meus sabores favoritos são: Apple Pie (chocolate branco e farofinha de canela), Chocolate Your Way (chocolate branco, ao leite e amargo), Almond Delight (amêndoas laminadas e chocolate branco) e a Rocky Way (pedacinhos de amendoim e chocolate ao leite). A queridinha dos meus amigos é a Berry Bomb (com farofinha de frutas vermelhas), a maçã mais doce do cardápio!

Lorenzo Bernardi Mary Ann Apple Factory Sabores Novos

Spring Mint, Banana Split e Summer Punch

(Fotografia: Lorenzo Bernardi)

De acordo com as estações do ano e ocasiões especiais o cardápio é modificado para atender ao paladar de todos. Tive o prazer de experimentar em primeira mão os três novos sabores que eles criaram: a Summer Punch (chocolate branco, açúcar artesanal de maracujá e raspas de laranja) que tem um sabor bem cítrico e doce ao mesmo tempo, a Spring Mint (chocolate meio amargo e menta) que é perfeita para os amantes de chocolate com menta, e a Banana Split (chocolate branco, açúcar de banana, crisps de morango e lascas de biscoito de chocolate), que foi a que eu mais gostei!

Outras delícias da Mary Ann

A loja não serve apenas maçã. Os outros doces do cardápio também fazem muito sucesso! Os cookies são muito bons e ficam melhores ainda quando estão quentinhos. O muffin de blueberry é tão caprichado que chega a ser uma abundância. E é claro, o favorito de todos: a torta de maçã! Com certeza vale a pena pedir.

Lorenzo Bernardi Mary Ann Apple Factory Torta de Maçã

(Fotografia: Lorenzo Bernardi)

Devido à sua localização estratégica e uma rua inteira para estacionar gratuitamente, muitas pessoas procuram a Mary Ann para fazer uma pausa do trabalho à tarde e tomar só um cafézinho. Por isso você não tem desculpas para visitar e conhecer o que eles têm a oferecer. O café que eles servem é um blend exclusivo feito pelo Lucca Café.

Curiosidades

Algumas maçãs da Mary Ann chegam a pesar quase meio quilo! O pegador das maçãs é uma rama de canela encravada a mão (acredite). O nome Mary Ann é inspirado no nome da Mariana, e o casal queria que fosse em inglês para remeter à viagem que fizeram aos Estados Unidos onde descobriram as maçãs caramelizadas gourmet.

Vale a pena ficar de olho nos pequenos vídeos que eles colocam no story do Instagram da loja (@maryannapplefactory). Lá eles compartilham um pouquinho do dia a dia da Mary Ann e o mais gostoso: teasers da produção das maçãs! Olhar aquela panela cheia de caramelo e as maçãs sendo mergulhadas é uma tentação! Não vou nem comentar sobre a nova máquina de misturar chocolate que eles compraram. Corre dar uma olhada!

Onde encontrar

A Mary Ann Apple Factory fica na rua Vieira dos Santos, 162, Centro Cívico, Curitiba. Funciona de Quarta-feira à Sábado das 12:30 às 19:30 e Domingo das 12:30 às 18:30. Em breve eles vão inaugurar uma nova loja no Batel, então fique de olho nas redes sociais da página!

Aos leitores

Toda semana tenho o prazer de receber diversos emails de leitores contando de suas experiências nos lugares que indico, dando dicas e pedindo conselhos. Sempre respondo todas as mensagens, pois é muito bom chegar na 19ª postagem e saber que tem tanta gente que gosta do material que eu faço. Eu escrevo sobre lugares que frequento e as experiências pessoais que tive neles. Para mim, o mais importante é relatar minha experiência como cliente, e não como profissional. Saber que estou divulgando o trabalho de pessoas esforçadas e que merecem visibilidade é muito gratificante. Eu gosto de me aprofundar na atmosfera dos lugares que eu visito e levar aos leitores algo além do que os olhos veem, como o restaurante em que foi preciso pintar as escadarias quatro vezes para chegar no tom de azul que os donos queriam, os amigos que trabalhavam em fazendas orgânicas fora do Brasil e resolveram começar os negócios aqui vendendo pão de bicicleta, o agrônomo e o australiano que largaram os seus empregos para realizar o sonho de ter um café, e a lista se estende. Cada história é única, e se você conhece algum lugar especial me conte por email que eu vou visitá-lo.

Como estamos chegando na 20ª publicação resolvi preparar uma novidade bem bacana, mas você só vai ficar sabendo no próximo post, então fique de olho! Para falar comigo basta clicar aqui ou enviar um email para lorenzo@lorenzobernardi.com! Espero que tenha gostado dessa postagem e nos vemos na próxima!

Por Lorenzo Bernardi