• Carregando...
O mundo virtual também precisa de limites
| Foto:

Visual Hunt

 

A internet é uma aliada das crianças de hoje, só é preciso ter cuidados e monitoramento sobre o seu uso. A visão de mundo dos nossos pequenos voam muito longe, acabando com os limites culturais, tendo acesso a diversos assuntos. Eles entram em contato com as diversidades do mundo.

Não podemos nos esquecer de que os nossos pequenos não têm capacidade de julgar o que é bom ou ruim para eles, e que acreditam facilmente nas informações do mundo virtual, tornando-se presas fáceis de pessoas maldosas que mentem através de perfis falsos na internet.

E neste momento que os pais devem ficar de olho e cuidar das páginas de acesso das crianças.

Sabemos que um clique pode abrir um leque de informações, e possibilitar uma absorção de conhecimentos adequado pela criança, mas sempre com a participação dos pais. “O mundo virtual deve fazer parte da vida da família assim como o mundo real”.

Como devo monitorar os meus filhos quando acessam a internet?

– O ideal é que os pais acompanhem o acesso das crianças, explicando o que é certo e que é errado, deixando sempre muito claro o porquê de não tomar certas atitudes. As crianças são curiosas por natureza, com um instrumento que não tem limites na mão delas, o cuidado é extremamente importante.

O uso da internet deve ser controlado para que as crianças não desenvolvam vícios. O que podem fazer elas deixarem de ter uma infância saudável e começar a ter comportamentos de exclusão social e negação. Como não sair mais para brincar na rua e fazer amizades através de relações pessoais, e não à distância.

Visual Hunt

 

– Como posso utilizar a internet a favor da educação e momentos de lazer dos meus filhos?

O uso correto da internet auxilia muito as nossas crianças, é um universo de possibilidades de conhecimentos. Incentive a chamá-lo quando algo diferente acontecer.

Algumas dicas sobre o uso da internet para as crianças:

 

Eu adoro publicar fotos dos meus filhos em minhas redes sociais. Em momentos de lazer, durante a escola…estou agindo de forma correta?

– É preciso monitorar todos os passos, evitando que elas sejam enganadas e expostas a situações constrangedoras. O uso das imagens e dados que possam levar pessoas maldosas até elas. Devemos evitar colocar fotos com as roupas de escola, ou qualquer roupa ou endereço aonde as crianças possam ser encontradas.

O meu filho completou 6 anos e já começa a demonstrar total autonomia para acessar a internet. O que devo fazer?

Quando a criança estiver na fase dos 6 anos é bom fazer com ela uma lista de regras de uso da Internet e deixar ao lado do computador.

Dessa forma, as crianças aprenderão a usar a internet de uma forma positiva. É necessário que elas saibam que existem pessoas que usam a internet para coisas não adequadas.   Crianças bem informadas saberão ser seletivas e não se deixarão levar pelas oportunidades falsas e maldosas.

Por Caroline Neves Garib Carollo

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]