• Carregando...
Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
| Foto:

É a especialidade da Odontologia, que tem por objetivo o diagnóstico, a preservação, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico e/ou psicológico e/ou social, bem como percepção e atuação dentro de uma estrutura transdisciplinar com outros profissionais de saúde e áreas correlatas com o paciente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial é portadora de algum tipo de deficiência, sendo que a maioria desses indivíduos está em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, e apenas 2% dessas pessoas recebem atendimento adequado voltado para as suas necessidades.

Faz parte do grupo de pacientes com necessidades especiais na odontologia, aquelas pessoas que tem alguma doença ou situação clínica que necessitem um atendimento odontológico diferenciado.

Essa condição pode ser de caráter transitório (ex.: gravidez) ou permanente (ex.: paralisia cerebral). O dentista que se propõe a atender pacientes especiais precisa ter conhecimento das características e particularidades desses indivíduos. Para essa finalidade, existem vários cursos que capacitam o profissional para o tratamento odontológico. O consultório é basicamente semelhante aos outros, porém, há necessidade de espaço físico adequado (rampa, portas, corredores amplos) e, muitas vezes, instrumentos odontológicos de tamanho reduzido.

O especialista na área está capacitado para prestar uma odontologia de alta qualidade, cercada dos cuidados necessários à cada situação específica, seja em âmbito ambulatorial, domiciliar ou hospitalar.

Segundo o Dr. Cecim Calixto, Coordenador do curso de Especialização em Pacientes Especiais, da Faculdade São Leopoldo Mandic- Unidade Curitiba, “há uma demanda muito grande nessa área e os dentistas estão percebendo esse vasto nicho, procurando se atualizar no atendimento diferenciado, com manejo específico e assim melhorando ainda mais a qualidade de vida e saúde bucal desses pacientes, bem como de suas famílias. A transformação e modernização constante da Odontologia, tanto no que se refere aos equipamentos, quanto nas diferentes áreas de atuação, fazem com que o tratamento se torne mais agradável, menos doloroso e cada vez mais eficiente no controle, prevenção e intervenção odontológicas”

http://www.slmandic.edu.br/unidades.php#cur

A maioria destes pacientes não apresenta plena capacidade de realizar seus cuidados bucais necessitando da ajuda de demais pessoas. A participação de familiares ou responsáveis nestes cuidados é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para promoção da saúde bucal do paciente.

Os problemas mais comuns são a cárie e a doença periodontal, sendo esta última decorrente de problemas de ordem local, geral ou medicamentosa (anticonvulsivantes).

O tipo de patologia que o paciente apresenta, como por exemplo, distúrbios neuropsicomotores, pode acarretar sérios problemas de oclusão, decorrentes principalmente da hipotonia muscular (flacidez), levando a alterações na relação maxilomandibular.

É de extrema importância que o cirurgião-dentista reconheça as necessidades especiais de seu paciente e se necessário, encaminhe ao colega especialista.

Por Karen Petrelli de Castro

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]