• Carregando...
*Créditos da foto Pinterest.
*Créditos da foto Pinterest.| Foto:

É fortalecimento. É prevenção. É tratamento.

Se eu tivesse tido acesso a este método de fortalecimento para suportar a intensidade da minha rotina de treinos desde o início da minha carreira de ciclista, eu certamente não saberia o significado de “fratura da sínfise pubiana por estresse.” E quem sabe uma melhor performance.

Acredito que por algum motivo pela minha estrutura física, durante a prática do ciclismo, eu utilizo mais os músculos abdutores do que os adutores. O que me proporciona um desequilíbrio na correlação entre eles. Tenho duas consequências para esta descoberta: Uma propensão maior a ter lesões no quadril e uma “condenação” a praticar o Método Pilates enquanto eu estiver pedalando.

Joseph Hubertus Pilates foi o criador deste método.

Ele foi uma criança doente, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Joseph decidiu superar suas desvantagens físicas e dedicou sua vida para melhorar sua saúde e força. Pilates passou a acreditar que o moderno estilo de vida, a má postura e a respiração ineficientes eram as causas dos problemas de saúde. Se focalizou nas técnicas respiratórias para ajudar com a asma e se exercitava de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D). Daí derivam suas famosas fotos praticando Pilates apenas de calção.

*Créditos da foto Pinterest.

*Créditos da foto Pinterest.

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.” Joseph Pilates

Por volta dos 14 anos, ele já possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia.

Pilates adorava esquiar e estar ao ar livre. Praticou e estudou musculação, ioga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica.

As atividades influenciaram na técnica de Pilates.

Durante a primeira Guerra Mundial, Joe foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas.

E foi exatamente ai que a história e o método tomam forma.

Pilates foi levado para o campo de concentração da ilha de Man, onde começou a desenvolver intensamente o seu conceito de exercícios, que chamou de “contrologia”.

Agora a parte mais interessante da história:

Alguns soldados feridos não podiam sair da cama. Joseph não se contentou em deixar seus companheiros inativos e improvisou, tirando as molas dos colchões e prendendo na cabeceira das macas, para que eles também pudessem se exercitar. Nem as cadeiras de rodas fugiram das adaptações de Joseph. Assim surgiram os primeiros aparelhos baseados em molas.

Conta-se que esses prisioneiros sobreviveram à grande pandemia de 1918, devido à sua boa forma. Fantástico.

Joseph inventou cerca de quinhentos exercícios utilizando o Cadillac, o Reformer, Barrel e a Chair. Eu pratico Pilates com réplicas destes mesmos aparelhos centenários, mas ainda nem perto de fazer os quinhentos movimentos.

Ele disse: “Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir a seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. “

O Pilates preserva as articulações e fortalece os músculos mais profundos do nosso corpo o que é fundamental para a constituição de uma estrutura óssea mais forte.

Se você decidiu pela qualidade na sua vida você deve ter um olhar mais focado para o Pilates.

Ficou com vontade de praticar? Eu faço, adoro e recomendo!

Em nosso site www.ciclismocampeao.com temos todo um time campeão a sua disposição. Junte se a nós !

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.” Joseph Pilates

*Fonte da história de Joseph na Revista Pilates.

Por Cynthia Duarte

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]