• Carregando...
Qual a importância de fazer um curso de pós-graduação?
| Foto:

Hoje, a pós-graduação, é um dos principais itens que compõe um currículo bem construído.
A experiência e o aprendizado obtidos nas universidades já estão longe de ser suficientes para garantir o posicionamento dos profissionais no mercado de trabalho.

gazeta

É bom selecionar bem os critérios, e lembrar que o objetivo do aprendizado é buscar conhecimento em primeiro lugar, e não simplesmente um título.
Devido à globalização, os avanços das tecnologias da comunicação e da informação e também o risco do desemprego que a atual crise econômica gerou em todo o mundo, o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente.
A busca por profissionais mais qualificados, com maior conhecimento na sua área de atuação, faz da pós-graduação um diferencial devido à maioria dos profissionais que terminam a graduação não darem continuidade aos estudos. Por isso se tornou imprescindível
A primeira providência a tomar é decidir quais são seus planos profissionais, pois de acordo com a resposta, o tipo de pós- graduação que você fará será diferente. Se sua intenção é conquistar um cargo de comando numa companhia, pense na possibilidade de fazer um MBA. Se o seu objetivo é aprofundar conhecimentos e melhorar o desempenho profissional, procure uma especialização específica. Agora se você pretende seguir a carreira acadêmica é indispensável cursar um mestrado e doutorado.
Segundo o Diretor Geral da Faculdade São Leopoldo Mandic, Prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga, ” é importante para o profissional que está em busca de uma pós-graduação stricto sensu, ter em mente qual é o foco da sua busca, é fundamental para assim buscar por um curso que se adeque à rotina profissional. O “Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfaze é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso”, diz um dos pareceres apresentados pela Capes, inclusive em seu site. Depois de definido o que se quer e aonde se quer chegar, o próximo passo é escolher o curso e a instituição de ensino. Cabe lembrar que as avaliações apresentadas no site da Capes são fundamentais para se ter uma noção da qualidade do curso e qual a relevância que o diploma daquela instituição de ensino terá no mercado de trabalho. Com todas essas certezas e com um bom curso de Mestrado apresentado no currículo, a carreira profissional receberá um upgrade e terá tudo para dar certo.”
Além disso, a pós-graduação amplia a rede de contatos, proporciona o desenvolvimento profissional e a maturidade à carreira, serve de base para tomar decisões, para enfrentar novos desafios e ampliar o conhecimento.

Invista no seu futuro, estude!

Por Karen Petrelli de Castro

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]