• Carregando...
Quer um sorriso branquinho?
| Foto:

Todos nós sabemos que um sorriso bonito faz toda a diferença.

Visual Hunt

Uma pesquisa da Academia Americana de Odontologia Cosmética (American Academy of Cosmetic Dentistry) afirma que 86% dos pacientes procuram procedimentos estéticos para se sentirem mais atraentes e confiantes. Dentre as possibilidades oferecidas, o clareamento é um dos campeões nos consultórios, desejo de 58% dos pacientes.
O clareamento ocorre em dentes vitalizados, por um processo químico, em que o oxigênio livre quebra as moléculas complexas de pigmentos alojados na infraestrutura do dente (esmalte e dentina), em estruturas menores. Dessa forma, essas moléculas pequenas permitem maior reflexão de luz, e consequentemente, um aspecto dental mais claro.
As principais técnicas de clareamento de dentes vitais envolvem basicamente dois procedimentos: clareamento caseiro ou clareamento em consultório (in office). No primeiro caso, os arcos dentários do paciente são moldados para se obter moldeiras individuais de material maleável. Nestas, são aplicados géis clareadores de baixa concentração e o conjunto levado à boca por um período de 30 minutos à 4 horas por 30 dias, dependendo da técnica e materiais utilizados. Já o clareamento in office é realizado diretamente no consultório, com auxílio de iniciadores de luz (LED, laser) ou não, em seções de 45 minutos a 1 hora, com géis de maior concentração e de efeito mais imediato, quando comparado a primeira técnica. Em casos específicos, os dois métodos podem ser conjugados, para se obter resultados mais eficazes.
Segundo a Professora da Faculdade São Leopoldo Mandic – Unidade Curitiba, Dra. Amanda Mushashe, apesar de a maioria dos materiais clareadores disponíveis no mercado atualmente provocarem algum tipo de sensibilidade pós-clareamento; algumas manobras realizadas pelo cirurgião-dentista podem amenizar este sintoma; como o uso de materiais dessensibilizantes e a correta indicação do tempo de ação e concentração do gel clareador proposto.
Alguns cuidados devem ser tomados durante o tratamento, como o uso de uma pasta de dente para dentes sensíveis e de um enxaguante bucal com flúor para minimizar os impactos da sensibilidade dentinária. Apesar de a literatura apontar uma interação ainda não bem estabelecida entre corantes alimentares e dentes clareados, o ideal é que seja evitado alimentos, bebidas e cigarros com corantes fortes, no intuito de se preservar a longo prazo o clareamento obtido.
O tratamento clareamento pode ser contra-indicado em alguns casos. Pacientes com excesso de sensibilidade dentária, dentes com múltiplas e/ou restaurações extensas, gestantes, menores de 16 anos, dentre outros, devem se submeter a uma avaliação criteriosa por parte do profissional, a fim de obter um plano de tratamento satisfatório, seguro e eficaz.
Embora o clareamento dental tenha se tornado mais acessível e fácil de fazer, trata-se de um procedimento que exige não só alguns cuidados, como também acompanhamento profissional até mesmo em sua versão caseira.
O paciente pode aplicar o gel em demasia, causando queimaduras, ou aplicá-lo em uma parte incorreta da placa, sem obter resultado. Outro inconveniente pode ser a aplicação sobre raízes expostas ou dentes com cárie, gerando uma pulpite, sendo necessária a realização da endodontia (tratamento de canal).
Somente o dentista está habilitado para aplicar, orientar e supervisionar o clareamento.

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]