• Carregando...
Trabalhe de verdade: Saia da Zona Cinza
| Foto:

A situação é essa: Você está na frente do computador supostamente trabalhando, e na sua cabeça vai girando um carrossel de coisas para fazer, algo mais ou menos assim:

crédito: Librestock

– Pagar aquela conta (não posso esquecer de jeito nenhum)

 – Agendar a reunião (eu tinha que ter feito isso ontem)

 – Terminar aquela ideia que é uma grande sacada (será que vai dar certo mesmo?)

 – Falar com o cliente (preciso fechar o pedido)

 – Fazer aquela tarefa que dá  preguiça de fazer e vou deixando ela pra depois todos os dias.

 – Fazer exercícios (eu deveria ir para academia, esses kilos a mais me incomodam, mas já é tarde, amanhã eu vou)

 – Ir no mercado (Ahhhh Meu Deus, não tenho nada na geladeira).

crédito: Visual hunt

Além disso as notificações pulam na sua tela uma após a outra, como se fossem uma apresentação de ballet, tirando a sua atenção.
Sem querer você entra na dança e pula de uma aba para outra olhando o que acontece. Então, quando você vai para outra aba, lembra de outra coisa que tinha para fazer.
Sim, você está na frente do computador para fazer algo, mas o fato é que você acaba indo e vindo em outras coisas ao mesmo tempo.
E as horas, as horas sim que não param, e traidoras que são, passam cada dia mais com mais velocidade.

crédito: Visualhunt

E o dia termina mais uma vez, você está cansada, só pensa na sua cama, e caramba, ainda tem o mercado, ou quem sabe eu poderia passar e comer algo na rua mesmo, que preguiça de ir comprar agora.

Resumo: Não fez o que queria, na sua mente o carrosel continua ali girando e girando  e vem aquela sensação de incapacidade. Você também esqueceu de  algumas tarefas importantes que tinha que fazer e os dias vão passando rapidamente como páginas de livros.

Se sentiu identificada com esse caos? Adivinha: Eu também!!

Mas esse  lugar onde você acha que está trabalhando e não está saindo nada de efetivo, onde as horas vão passar e as tarefas continuarão sem fazer, esse limbo que entramos muitas vezes ao dia, tem um nome: Zona Cinza.

crédito: Visuahunt

E por quê Zona Cinza? Você não está nem trabalhando ou produzindo e nem descansando. Sua mente está ali perdendo tempo. Era melhor que você estivesse em outro lugar relaxando, curtindo a família, no boteco com os amigos, fazendo exercícios (que talvez você não faça há muito tempo)  e aproveitando melhor o seu tempo.

O mais difícil é entender que você está dentro dessa área cinzenta e depois disso começar a encontrar formas de melhorar a sua produtividade.

Mas como conseguir isso???

Mudar hábitos não é coisa fácil, é preciso muita determinação, vontade de melhorar, de querer fazer suas tarefas de forma produtiva e de aproveitar melhor o seu tempo.

Eu já estudei muito muito sobre esse assunto e já utlizei vários métodos, mas volta e meia quando chega aquela avalanche de coisas para fazer, eu acabo me perdendo e preciso parar, respirar fundo e recomeçar.

Algumas ideias para sair da zona cinza que funcionam quando estou mergulhada no caos.

1. Feche as abas do seu navegador, só fique com aquelas que são indispensáveis para finalizar aquela tarefa
2. Vire o celular para baixo e deixe sem volume.
3. Anote as tarefas chave que você precisa terminar hoje, entenda por tarefa chave aquelas que irão fazer você chegar mais perto dos seus objetivos. Você precisa ser realista, não adianta anotar 10 tarefas importantes para o mesmo dia, provavelmente não será possível terminar todas. Uma dica: fique com no máximo 3 por dia.
4. Peça para não ser interrompida.
5. Crie listas de coisas para fazer e separe por ordem de importância. Tarefas chaves, tarefas médias, tarefas para fazer quando estiver cansada.
6. Diga mais vezes a palavra NÃO. 

crédito: Librestock

Tente fazer isso por alguns dias, coloque um post it na sua frente com a palavra Zona Cinza para não esquecer que entrar nela é perder horas do seu precioso tempo.

Leia mais sobre o assunto: Aconselho o livro GTD de David Allen : A arte de fazer acontecer.

Tem mais dicas sobre empreender, ser produtivo e muitas outras ideias lá no Clube da Alice, corre dar uma espiada em tudo aqui: www.clubedaalice.com.br.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]