• Carregando...
Vergonha de aproveitar as férias
| Foto:

Aaah, as férias! É uma delícia aquela época do ano em que você consegue se desvincular um tempo do trabalho, poder relaxar, curtir a família, os amigos e lugares novos e diferentes.

É comum que as pessoas gostem de fotografar tudo de suas férias, seja o check in no aeroporto, seja aquele jantar com camarão ou aquele drink lindo na beira da piscina. Compartilhar nas redes sociais é quase que uma obrigação, pois afinal, se não tem foto, muitos acreditam que não teve viagem também!

Porém, existem muitas pessoas, assim como eu, que quando viajam, evitam postar fotos da viagem, não querem mostrar aonde estão, não querem que ninguém fique imaginando o que estão fazendo, o quanto estão gastando e principalmente se estão esbanjando. Ficam pensando que seria pura ostentação e não teria porque fazer esse tipo de coisa.

Há uns meses atrás eu viajei e me peguei nessa mesma situação. Foi então que comecei a pensar mais sobre isso e no porque estava fazendo essas coisas: vergonha! Pura e simplesmente vergonha de estar curtindo por algo que eu me programei, que eu poupei, que eu me dediquei por um tempo para concretizar.

Ok, eu ainda acho que não é necessário mesmo ficar postando cada minuto do que se está fazendo, o que estão comendo, comprando, enfim, mas comecei a ver por outros olhos esse tipo de coisa. Comecei a valorizar mais o esforço para que se tenha conquistado isso.

Geralmente, quando eu comento sobre algo legal que fiz, a segunda frase que falo é sempre a mesma: “Ah, mas só fiz isso porque estava bem barato e consegui promoção! ”

Sim, geralmente é isso mesmo que eu faço, procurar promoções e aonde posso economizar durante a viagem, mas qual seria o problema se eu não quisesse economizar e não encontrasse nada tão baratinho assim? Eu sempre penso que enquanto outras pessoas próximas a mim, mais velhas inclusive, não conseguirem se proporcionar o mesmo, então eu não devo aproveitar também. “Poxa, o fulano tem mais que o dobro da minha idade e ainda está lá trabalhando. Nunca viajou! Poxa, melhor não falar nada, afinal é sacanagem eu, mais nova e com menos experiência de vida estar fazendo isso! ”

Sei que muitas pessoas passam por isso, de quererem mentir, esconder a realidade, deixar de aproveitar as coisas devido ao medo de que outros pensem errado de suas escolhas, de não se acharem boas suficientes para curtirem o que tem de bom na vida.

É normal sentirmos vergonha de termos conseguido prosperar na vida, conseguido entender sobre dinheiro e administrar bem nossos ganhos, enquanto outros estão sentindo dificuldades para fechar o mês no verde.

Porém, o que fica de aprendizado é que se conseguimos pagar as contas em dia, estar presente para nossos próximos, focarmos no nosso trabalho e ainda por cima poupar e fazermos o que quisermos com o dinheiro, ninguém tem nada a ver com isso e temos mais é que aproveitar bem a vida!

Temos que ter orgulho de pequenas conquistas do dia a dia, afinal, cada um sabe da dificuldade e alegria para concretizar seus desejos! Não precisamos esnobar, não precisamos esbanjar e muito menos ficar exibindo todas nossas conquistas, mas afinal, será errado mesmo compartilhar momentos bons e alegres de nossa vida, somente porque outras pessoas talvez não consigam fazer o mesmo naquele momento?? Aproveite bastante cada minuto que você conseguiu se proporcionar e não se esqueça de sim, tirar muitas fotos mesmo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]