• Carregando...
Você sabe o que é Ramadã?
| Foto:

RAMADAN KAREEN!

(expressão em árabe para se desejar um ótimo mês)

Você sabe o que é Ramadã? O que ele significa para os muçulmanos? E como as pessoas vivem nesse período?

O Ramadã, mês sagrado paras os muçulmanos, começou na última segunda-feira, dia 06/06/2016, e é o 9º mês do calendário do Islã.

Durante este período, o povo muçulmano coloca em prática um ritual de jejum (suam), considerado o 4º entre os 5 pilares do islamismo. Eles acreditam que com o sacrifício do jejum, estão agradando Alá e buscando a sua misericórdia.

Mas o que que você e eu, que moramos em um país onde 87% da população é cristã e apenas 35.000 habitantes do Brasil se declaram islâmicos – temos a ver com essa religião tão distante de nós? Temos tudo a ver! Basta pensar fora da caixinha e perceber quanto as influências culturais e religiosas afetam a todos.

Realmente, aqui no Brasil é raro ver pessoas que expressem sua religião pela forma de vestir. Mas basta dar um pulo em Buenos Aires, aqui pertinho, que frequentemente nos deparamos com judeus ortodoxos e seus chapéus pretos. Ou um pouco mais distante, Nova York. Lá é fácil ver africanas com suas roupas étnicas, indianos de turbantes e sim, várias muçulmanas de lenços na cabeça, calças compridas e vestidos por cima. Na Europa, esse sincretismo religioso fica muito mais evidente.

Mas temos que levar em conta que o islamismo é a religião que mais cresce. Atualmente, 22% do mundo é muçulmano e segundo pesquisas realizadas, até 2050, mulçumanos e cristãos serão em número equalitário.

http://www.icatolica.com/2015/03/o-crescimento- do-islamismo- no-mundo.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/muculmanos-serao- quase-mesmo- n-de-

cristaos-em- 2050-diz- estudo.html

Mas nesse momento, vamos nos ater somente ao Ramadã. Pesquisando em vários sites (vide fontes abaixo) e conversando com grandes e queridos amigos (obrigada Cris!) que moram há muitos e muitos anos no Qatar, posso resumir o Ramadã da seguinte forma:

O calendário islâmico é lunar, portanto, a data do Ramadã é bem variável. Quando fomos ao Egito, em outubro/2007e era o final do Ramadã. Há 2 anos, fomos visitar nossos amigos Cris e Flávio no Qatar em maio, e logo se iniciaria também o Ramadã. Pode ser em qualquer mês do ano – em que coincidir o nono mês – mas a sua duração é sempre de 29 a 30 dias. Esse nono mês foi escolhido porque foi nesse mês que foi revelado o Alcorão – o livro sagrado do Islamismo.

O Ramadã é o período do ano mais importante para o mundo islâmico e durante esse período, faz-se o jejum de dia e a celebração da purificação à noite. O Ramadã é um mês de festividades e alegrias e as relações com a família são estreitadas, as orações se tornam mais intensas, assim como a caridade.

O Ramadã é praticado durante o todos os dias do mês, começando na alvorada e terminando quando o sol se põe. Além de não poder ter relações sexuais, o muçulmano não pode comer nem beber (inclusive água) durante o nascer e o pôr do sol, também deve estar livre de maus pensamentos e atos.

Não é aconselhável para não muçulmanos (visitantes/residentes), nesse período, comer, beber ou fumar em público. Roupas devem ser mais recatadas.

Palavra Deus escrita em árabe: ALLAH

Duas refeições ao dia podem ser feitas. Durante a madrugada, por volta das 4:30, há o SU-HOOR, que é uma pequena refeição de café da manhã.

No final de cada dia, após o pôr do sol, os muçulmanos quebram o jejum comendo tâmaras, se reúnem com afamília e amigos numa celebração que inclui a saída para a oração na mesquita. O IFTAR, é a refeição após o dia de jejum, depois que o sol se pôs.

Normalmente é um jantar farto e generoso. Restaurantes de hotéis 5*, oferecem banquetes muito chiques e tradicionais (valor médio de R$300,00/pessoa). Bebidas alcóolicas são proibidas até para estrangeiros nesse período.

Jornadas de trabalhos são alterados em função deste mês especial. O trabalho público reduz a carga horaria de 8 para 5 horas por dia. O comércio nos shoppings abre das 10:00 às 17:00, e depois do pôr do sol e vai até meia noite. Supermercado fica aberto até as 2 da manhã… A vida noturna passa ser bem ativa… Como é um período de caridade e generosidade, o governo do Qatar, incentiva as promoções no comércio.

Atletas treinam a noite somente, após as 21:00, pois não podem se exercitar estando em jejum. No Qatar em especial, há muitos torneios esportivo a noite. Um incentivo a confraternização social.

Um mês de festividades, com jejum, mas ao mesmo tempo muita comilança nos horários apropriados, muitas orações e alegrias. Ruas cheias, pessoas caminhando, passeando e fazendo piquenique nos parques e perto das mesquitas. Um astral leve, alegre e feliz.

Ramadan Mubarak! Expressão desejando um abençoado mês.

Fontes:

http://noticias.band.uol.com.br/mundo/noticia/100000809471/com-jejuns- e-oracoes-

muculmanos-iniciam- o-mes- sagrado-do- ramada-.html

http://noticias.band.uol.com.br/mundo/noticia/100000809504/conheca-cinco-

curiosidades-sobre- o-ramada.html

https://www.portasabertas.org.br/ramada/oqueeramada/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ramad%C3%A3o

http://www.infoescola.com/islamismo/ramada/

http://www.marrocos.com/historia/ramadao/

http://www.30-dias.org/o- ramada/

https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2016/06/african20women20leader202-886e1456.jpg

http://52suburbs.com/wp-content/uploads/2012/02/Mr- Amar-Singh- taxi-driver- for-40-

years.jpg

http://cariocatravelando.com/2016/06/10-curiosidades- sobre-o- ramadan.html

Por Mariane Werneck Botelho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]