• Carregando...
Foto - Librestock
Foto - Librestock| Foto:

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Foto - Librestock

Foto – Librestock

O TDAH, passou de uns anos para cá , da obscuridade para o centro das atenções. Apesar disso, muitas dúvidas pairam nas famílias e nas pessoas onde esse incômodo transtorno, encontra-se presente.

Seguem alguns esclarecimentos:

1 – O que é TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade )?

É um transtorno genético/hereditário/neurológico, relacionado a produção de duas substâncias, a dopamina e a noradrenalina, chamadas também de neurotransmissores. A função dessas substâncias é fazer a comunicação entre as células nervosas do lobo frontal, visando a produção e a manutenção da atenção/concentração.

Classifica-se os TDAH’s em dois tipos:

– Tipo Desatento onde predomina a Desatenção e o tipo Combinado , onde estão presentes a Desatenção e a Agitação Motora.

– Os tipo Desatentos são caracterizados pela conduta centralizada na dificuldade para manter a atenção/concentração. São silenciosas(os), apagadas(os), sonhadoras(es) e desligadas(os); passam despercebidas(os), pois não causam problemas, são muito esquecidas(os) e passivas(os). Parecem desmotivadas(os), sem iniciativa, lentas(os) para processar informações, para organizar, cumprir e finalizar atividades.

O sexo feminino é predominante, neste tipo. Isto é um número maior de meninas que meninos, são do tipo Desatento.

Se pudéssemos utilizar uma frase para definí-las(os), a frase seria literalmente: “ Vivem no mundo da lua”.

Os portadores do tipo Combinado, caracterizam –se pela excessiva agitação motora, impulsividade e grande falta de concentração em assuntos considerados por eles como desinteressantes.

Tem dificuldade para colocar em prática o autocontrole, para obedecer regras,para planejar, organizar e finalizar tarefas e atividades . O esquecimento e o imediatismo,também estão presentes de forma acentuada.

São procrastinadores, pois não conseguem parar e focar para executar as tarefas que necessita realizar.

Esses comportamentos , geram angústia e ansiedade, pois o portador do Transtorno sabe que possui potencial para realizar o que quer e necessita, mas não consegue utilizar este potencial a seu favor.

2 – Como e quem pode diagnosticar o TDAH?

O diagnóstico deve ser feito de acordo com critérios descritos no DSM-IV ( Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios Mentais), por médico neurologista e/ou equipe multidisciplinar ( Médico Neurologista, Fonoaudiólogo, Psicólogo,Psicopedagogo).

Dúvidas e sugestões sobre esse assunto podem ser enviadas para o e-mail – palpitedealice@gazetadopovo.com.br

Por Luciene Batisti

Clube da Alice

Você tem dúvidas sobre TDAH?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]