• Carregando...
Você tem locais no corpo com a pele escura?
| Foto:

Você já pensou em usar cremes clareadores em locais como axilas, virilha, pescoço? Pensou em procurar um dermatologista para ver isso ou foi atrás de soluções caseiras para resolver o problema?

Se você se encaixou nessa queixa de manchas nesses locais, preste atenção! Pode estar com ACANTOSE NIGRICANS. Que é que é esse palavrão??? Explico tudinho!

A acantose nigricans é uma doença da pele, caracterizada por lesões de cor cinza e espessas, que dão um aspecto verrugoso em qualquer local da superfície corpórea, sendo a área mais atingida a região posterior do pescoço, seguida pelas axilas, face lateral do pescoço, em volta do umbigo, embaixo das mamas, na boca ou mesmo, em casos raros, planta dos pés e palma das mãos.

As lesões surgem de forma progressiva e gradual. Aos poucos certas áreas do corpo começam a ficar mais e mais escuras, com a mesma aparência em ambos os sexos, mas indivíduos negros parecem ser mais vulneráveis. Não são doloridas e somente em algumas pessoas costumam provocar coceiras.

As principais causas são as doenças endocrinológicas: a obesidade é o distúrbio mais comum, freqüentemente associado ao excesso de insulina, ao diabetes mellitus e à resistência à insulina (principalmente em crianças e jovens). Mas pode aparecer ligada a hipotireoidismo ou hipertireoidismo, acromegalia, síndrome do ovário policístico, síndrome metabólica, síndrome de Cushing, ou vir associada com freqüência a tumores do tubo digestivo e do fígado, bem como linfomas e melanoma. O uso de medicamentos como corticoesteróides, anticoncepcionais orais e o uso de hormônio do crescimento podem levar ao seu aparecimento e a suspensão do seu uso à regressão algumas semanas após a suspensão.

Uma apresentação denominada acantose nigricans acral ocorre em pessoas sem quaisquer outras doenças ou sintomas associados, formando as características placas ásperas ou aveludadas e escurecidas nas mãos e nos pés, sendo mais encontradas na pele sobre as articulações dos dedos.

Não há atualmente um método de tratamento único. O principal objetivo é encontrar e corrigir o processo subjacente (obesidade, alterações endócrinas, uso de medicamentos, tumores, etc.) que está provocando as lesões.

Foto - Arquivo pessoal

Foto – Arquivo pessoal

Nos casos no quais não se encontra a causa, produtos de uso local com ação queratolítica (que dissolvem a camada córnea, afinando a pele), como ácido retinóico, lactato de amônia, uréia ou ácido salicílico são uma opção para a melhora do aspecto das lesões. Podem ser associados a produtos despigmentantes buscando o seu clareamento. As concentrações e forma de uso variam de acordo com cada caso e devem usados de acordo com a prescrição de um médico dermatologista.

Os casos de pequena extensão podem ser resolvidos com a dermoabrasão e o laser. Nos casos muito extensos, pode

ser considerado o uso de medicação oral e há relatos de benefícios com o uso do etretinato, isotretinoína e metformina.

As áreas escuras e grossas da pele deixam muitos pacientes com vergonha de sair à rua ou de usar pouca roupa. Um acompanhamento psicológico pode ser considerado para ajudá-los a levar uma vida melhor.

Nunca realize auto-medicações. Lembre que embora mais rara, a presença dessas lesões pode ser o sinal da presença de uma doença mais séria e o uso incorreto de fármacos pode piorar um estado. Portanto, consulte sempre um profissional para saber qual é a melhor abordagem.

Por Raquel Camargo

Você tem locais no corpo com a pele escura?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]