• Carregando...
Você tem medo de ir ao dentista?
| Foto:

O medo de ir ao dentista pode ser algo sério!

Óxido Nitroso!
Para muitas pessoas isso pode ser obstáculo severo para fazer tratamentos odontológicos, principalmente em crianças e adultos que tem algum tipo de trauma ligado ao consultório.
Em 1772 foi descoberto pelo inglês Joseph Priestley, o famoso “gás do riso ou gás hilariante”. Na época foi utilizado juntamente com outros gases inalatórios, na tentativa de cura de doenças que variam desde a tuberculose até moléstias gástricas. Entretanto, só em 1777 que Priestley se deu conta de estar trabalhando com um novo tipo de gás, o qual chamou de “ar nitroso desflogisticado.
Alguns anos depois, verificou-se que o gás provocava uma sensação agradável ao ser inalado. Assim, não demorou muito para que a substância passasse a ser “cheirada” durante festas.
Em 1844, o dentista americano Horace Wells percebeu que o gás tinha efeito anestésico por acaso: numa festa, Wells reparou que um dos convidados que havia inalado o óxido nitroso se machucou, mas não demonstrava sentir dor. Curioso, o dentista resolveu testar a substância e foi o primeiro paciente a ter um dente extraído após inalar o gás.
Em consultórios dos Estados Unidos, Europa e de outros países espalhados pelo mundo, o óxido nitroso é usado há tempos. Já no Brasil só agora vem conquistando mais adeptos.
É forma encontrada para diminuir o medo e ansiedade do paciente no tratamento odontológico, melhorando sua cooperação e aumentando o limiar da dor. O paciente se mantém calmo e consciente, o que aumenta a segurança do procedimento odontológico.
Administrada por meio de uma máscara nasal desenvolvida para a odontologia, a combinação entre esses gases provocam uma leve e estável sedação no paciente. Trata-se de uma técnica interessante para o paciente odontofóbico.
A sedação consciente com a associação de óxido nitroso e oxigênio não alteram os parâmetros cardiovasculares nem a saturação de oxigênio, proporcionando, por conseguinte, estabilidade hemodinâmica e respiratória que, associadas ao efeito ansiolítico e analgésico, permite a realização de procedimentos cirúrgicos odontológicos com segurança.
Cabe ao cirurgião-dentista receber formação profissional adequada para indicar e utilizá-lo, ressaltando-se que qualquer escolha utilizada como coadjuvante ao tratamento odontológico deve estar alicerçada a um adequado exame do paciente.
A sedação consciente preserva a consciência do paciente e mantém intactos seus reflexos protetores, respira voluntariamente e responde à estímulos físicos e a comandos verbais.
As vantagens da sedação com óxido nitroso são diversas, o efeito é imediato e é totalmente controlado pelo dentista que pode reverter o quadro a qualquer momento (através da inalação de oxigênio). Mas de todas as vantagens, a mais importante é com relação a segurança, a sedação com óxido nitroso é considerado um dos procedimentos sedativos mais seguros na odontologia.
Qualquer paciente com estado de saúde geral estável pode ser submetido ao processo de sedação consciente, não havendo assim contraindicações absolutas ao uso de Óxido Nitroso, mas sim contraindicações relativas. Deve haver precaução no caso de pacientes resfriados ou com sinusite, com dificuldade de comunicação, obstrução do trato respiratório anterior ou intestinal, doentes obstrutivos crônicos e pacientes mentalmente instáveis.
Da mesma forma que é rapidamente absorvido através da inalação, o gás é rapidamente eliminado, de forma inalterada pelos pulmões e pela pele. Os efeitos analgésicos derivados da administração da mistura dos gases variam de acordo com a curva individual e dos sinais clínicos identificados no paciente.
O dentista para utilizar esse procedimento no consultório, deve ter um curso de Capacitação do uso do Óxido nitroso, converse com seu dentista!

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]