• Carregando...
Noite exclusiva de champagnes Lenoble no Vindouro
| Foto:
LA-GAMME-3

Da prestigiada linha Lenoble, alguns desses champagnes serão servidos no jantar da próxima terça, no Vindouro. (Foto/ Divulgação)

Um jantar que tem tudo para se tornar inesquecível. Acontece na próxima terça-feira (23), no Vindouro Vinhos e Bistrô, o “Jantar Enogastronômico Champagne Lenoble”, promoção conjunta do restaurante e da importadora Bullishx, responsável pela introdução no Brasil desses champagnes fantásticos produzidos pela AR Lenoble, que, na noite exclusiva, serão apresentados, um a um, pela enóloga (gaúcha, quase curitibana) Sandra Zottis.

O menu, especialmente elaborado para a harmonização pela chef Adriana De Nadai, titular da casa, começa com Carpaccio de lagosta ao molho de framboesa, que receberá a companhia do Lenoble Grand Cru Blanc de Blancs Chouilly.

Em seguida, Vieiras gratinadas, escoltadas pelo champagne Lenoble Brut Cuvée Intense.

O prato principal será um Robalo ao velouté de camarões e trilogia de mousselines (Asterix, baroa e cabotiá). Para acompanhar, Lenoble Brut Nature Dosagem Zero.

Para a sobremesa, Frutas da Primavera com sorvete de pera, o champagne escolhido foi o Lenoble Cuvée Riche Demi-Sec.

O champagne

Anne-y-Antoine-Malassagne

Anne e Antoine Malassagne, a quarta geração comanda a vinícola AR Lenoble. (Foto/ Divulgação)

Fundada em 1920, a casa Lenoble opera 18 hectares de vinhedos, principalmente com a uva chardonnay. Mas a história começa um pouco antes, em 1915, quando Armand-Raphaël Graser, então comerciante dos vinhos da Alsácia, deixou sua cidade natal para se estabelecer na região de Champagne. Mudou-se para Damery, num edifício de arquitetura do século XVIII tipicamente champagne, atual sede da empresa. Cinco anos depois começou a produzir o champagne, que comercializou sob a marca “Lenoble do AR”. “A.R.” pelas suas iniciais e “Lenoble” em homenagem à nobreza dos vinhos da Champagne.

Uva-Chardonnay1

A uva Chardonnay, a grande estrela da companhia.

Desde 1993 a casa está sob responsabilidade da quarta geração. Anne Malassagne e seu irmão Antoine estão continuando com a tradição da família, a produzir AR Lenoble champanhe como uma das poucas casas pequenas e raras do champanhe. A casa Lenoble é uma das raras casas champagne ainda familiares e totalmente independentes.

Fora das 320 vilas que compõem o champanhe, apenas 17 são classificados como Grand Cru e apenas 41 como Premier Cru. E fora dessas 17 áreas de Grand Cru, somente seis estão localizadas no Côte des Blancs, que produzem o magnífico Chardonnay, formando o caráter de champanhe.

Justamente a região onde os 18 hectares de vinhedos do Lenoble estão localizados, em Chouilly, um terroir dedicado como Grand Cru de la Côte des Blancs, que pertence as seis aldeias melhores do champanhe,tão famosa para as uvas de Chardonnay. Além disso, Bisseuil pertence a um Premier Cru de la Montagne de Reims, onde Lenoble cultiva seu Pinot Noir.

Reservas limitadas

O resultado de tudo isso é um champagne de personalidade própria, muito característica, fascinante, como poderá ser comprovado nesse jantar harmonizado da próxima terça-feira – e uma oportunidade dessas não é toda hora que surge.

O valor por pessoa é de R$ 245, incluindo o menu completo, uma dose de cada champagne, águas (com ou sem gás), um café espresso e taxa de serviço.

As vagas serão limitadas a 30 lugares e a compra antecipada de convites poderá ser feita no próprio Vindouro.

 

Vindouro Vinhos e Bistrô

Rua Guarda-mor Lustosa, 129 – Juvevê

Fone: (41) 3027-0700

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]