• Carregando...
A delicadeza da romã no molho do magret (com receita)
| Foto:
Magret ao molho de roma

Magret de pato ao molho de romã, uma delicada combinação agridoce para o almoço de Páscoa. (Foto/ Anacreon de Téos)

Quando a gente começa a brincar de cozinhar, tudo é novidade, desconhecido. Não se sabe se a ideia é partir de um ingrediente, de um desejo, de uma receita para elaborar o prato. Quase sempre o que pesa é a vontade de comer isso ou aquilo, que talvez não esteja acessível no restaurante próximo – pela distância ou pelo preço.

Comecei a levar mais a sério essa sina da cozinha assim, tentando executar em casa alguns pratos inalcançáveis ao meu orçamento. Lagosta, por exemplo. Errei algumas. Várias, talvez, quase chegando ao que pagaria em um restaurante. Mas aprendi e nunca mais precisei me preocupar com isso. Quero lagosta? Como em casa.

E aí o tempo vai ensinando a lidar com esse ou aquele ingrediente, com a melhor técnica, com os desdobramentos de um preparo mais adequado. E a escolha de um cardápio doméstico passa a ser bem mais fácil. A partir de um desejo, de um ingrediente ou de uma situação.

Estava pensando nisso quando trouxemos ontem uma romã. Vínhamos de um almoço na casa de minha mãe, onde há uma romãzeira que insiste em produzir, mesmo que prensada entre a casa e um muro alto. E dá romãs deliciosas, doces, como poucas que experimentei.

Para escolher o cardápio especial do domingo, fomos ao freezer verificar o que poderia nos interessar. Fazemos frequentemente isso, pois senão só vamos acumulando coisas ali e comprando novas que lá já existem. Tinha sido bacalhau na sexta, peixe no sábado e, para mudar os sabores, o prato teria de ser de carne. Uma costelinha de porco preto, um french rack de cordeiro, umas coxas de pato confitadas e um magret estavam entre as opções.

Magret fazia tempo que a gente não fazia. E ficou decidido que seria, então, o sempre saboroso peito de pato, nosso prato principal do domingo. E quando vimos aquela enorme romã madurinha, rachada quase ao meio e pronta para o consumo veio a ideia do molho, pois, como é de costume nos caminhos da gastronomia, o molho agridoce sempre se dá muito bem com a tenra e (um tanto) gorda peça de carne.

Tâmaras com gruyère e pancetta

Tâmaras recheadas com queijo gruyère em cinta de pancetta, saboroso petisco. (Foto/ Anacreon de Téos)

Para petiscar, segui uma receita das mais fáceis e práticas que vi, publicada na última edição da revista da wine.com.br. Tâmaras sem caroço, abertas no sentido longitudinal, recheadas com uma fatia de queijo gruyère e enroladas por meia fatia de pancetta (era bacon na receita original, mas a pancetta é bem mais sabor). Uns instantes de forno alto até o queijo derreter, e tudo bem.

Torta de limão da Graça

A Torta de limão da Graça – inigualável. (Foto/ Anacreon de Téos)

De sobremesa, a Graça fez aqui uma das suas obras-primas, a inigualável Torta de limão, aquela que é impossível ficar apenas na primeira fatia.

E o Domingo de Páscoa passou assim, dos mais saborosos e afetivos.

E a quem interessar possa, aqui vai a receita do magret, que encontrei no site Receitas para a felicidade, de Mariana Teixeira, uma portuguesa, cozinheira de mão cheia.

Talvez tenha eu mudado uma coisinha aqui, outra ali, mas nada mais significativo. Deu tudo certo.

 

 

 

Magret de pato com romãs

Magret ao molho de roma 2Ingredientes

2 peitos de pato

1 romã grande

1 colher de sopa de  mel

1 colher de chá de vinagre balsâmico

 

Preparo

 

Coloque as sementes de romã e o seu sumo numa panela juntamente com o mel e o vinagre balsâmico e deixe a reduzir, para cerca de metade.

Coloque os peitos do pato numa frigideira, com a pele virada para baixo, mas, previamente, faça-lhe umas incisões ao longo da pele e deixe a ganharem cor em fogo médio, por cerca de 8/10 minutos ou até dourar. Vire e frite do outro lado por cerca de 6 minutos regando de vez em quando com a própria gordura.

Retire e embrulhe os peitos do pato em papel de alumínio e deixe a descansar por cerca de 10 minutos.

Frite mais uma vez, com o lado da pele para baixo, até que ganhem crocância.

Tempere de sal e pimenta preta moída, corte em fatias finas e sirva com o molho reduzido de romãs e uma salada de rúcula.

 

Rendimento: 4 porções.

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]