• Carregando...
Grand Cru agora também é restaurante. E que restaurante!
| Foto:
Confit de pato ao molho demiglace com pure de mandioquinha

Confit de pato ao molho demiglace com purê de mandioquinha, uma das estrelas do cardápio do restaurante que agora funciona na Grand Cru. (Foto/ Anacreon de Téos)

Luiz Fernando Lima

Luiz Fernando Lima, o responsável pela cozinha da Grand Cru. (Foto/ Anacreon de Téos)

Dias atrás tive a oportunidade de participar de um evento da Grand Cru, com a presença de Horacio Bibiloni, principal enólogo da Vinícola Humberto Canale, da Patagônia (registrei aqui). Os vinhos da centenária vinícola argentina estavam bem interessantes, com ótima relação custo/benefício, mas o que mais chamou a atenção dos presentes foi a qualidade do esmerado cardápio executado para a harmonização.

Salada de folhas verdes com lascas de queijo grana padano e mel trufado

Salada de folhas verdes com lascas de queijo grana padano e mel trufado. (Foto/ Anacreon de Téos)

Cordeiro assado no próprio molho, com legumes e polenta

Cordeiro assado no próprio molho, com legumes e polenta. (Foto/ Anacreon de Téos)

Cheescake com cobertura de frutas vermelhas

Cheescake com cobertura de frutas vermelhas. (Foto/ Anacreon de Téos)Dias atrás tive a oportunidade de participar de um evento da Grand Cru, com a presença de Horacio Bibiloni, principal enólogo da Vinícola Humberto Canale, da Patagônia (registrei aqui). Os vinhos da centenária vinícola argentina estavam bem interessantes, com ótima relação custo/benefício, mas o que mais chamou a atenção dos presentes foi a qualidade do esmerado cardápio executado para a harmonização.

O responsável pelo saboroso jantar foi apresentado (e aplaudido) após o evento. É o jovem cozinheiro Luiz Fernando Lima, com passagens pelos restaurantes Terra Madre, C La Vie e Scavollo e que assumiu, há dois meses, a cozinha da Grand Cru, que sempre manteve alguém nessa função para os eventos especiais e para os momentos de happy hour combinados com alguns dos vinhos do portfólio da casa.

Mas aí, na sequência da apresentação, veio a boa notícia. O que era um serviço eventual agora passou a ser efetivo e o novo chef é responsável pelo comando diário do restaurante que já está funcionando no local. A exemplo de outros empreendimentos da área, que acoplaram restaurantes às lojas de venda de vinhos, também a Grand Cru adotou esta estratégia, oferecendo o novo serviço aos seus clientes.

E não é só isso. A loja está sendo reformada e terá nova fachada até outubro (pelo menos é promessa de obra), com espaço mais amplo para os clientes e mais conforto para circular por seu interior. As mesas do restaurante estão situadas na parte de trás, onde são realizados os eventos.

Para que se tenha ideia da qualidade do cardápio concebido por Luiz Fernando Lima, os pratos servidos no jantar harmonizado da Humberto Canale integram o menu da casa. a Salada de folhas verdes com lascas de queijo grana padano e mel trufado é muito delicada, tanto quanto simples, com o toque de trufa na medida certa, sem exageros e sem passar por cima do sabor das folhas. O Confit de pato ao molho demiglace com purê de mandioquinha foi um dos melhores que já experimentei. Crocante por fora, mas supermacio por dentro. O deslize mais comum quando se faz uma coxa de pato confitada é justamente saber lidar com sua textura. A tendência é deixá-la ressecada na finalização, o que não foi o caso desse prato, úmido e tenro, como um confit deve ser.

No Cordeiro assado no próprio molho, com legumes e polenta, o que chamou a atenção, além da carne saborosa, foi a polenta, com um tom alaranjado que o sabor delatou ser por conta da inclusão de pimentão (sem exagero nem tomar conta) na elaboração.

De sobremesa, Cheescake com cobertura de frutas vermelhas.

Foram pratos que compuseram com perfeição o jantar harmonizado, mas apenas amostras do que o cardápio montado para atender o restaurante da Grand Cru pode oferecer. Vale a pena conferir, pois o talento do cozinheiro é inquestionável.

Os vinhos consumidos nos jantares (assim como em eventos no local) têm os mesmos preços de balcão, os preços da loja. Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 19h às 24h; sexta e sábado, das 19h à 1h.

Grand Cru Curitiba

Rua Pasteur, 90 – Batel

Fone: (41) 3044-0292

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]